Editorial

Querem o golpe para tirar direitos dos trabalhadores

O momento exige firmeza e confiança política na capacidade de luta e resistência do Povo Brasileiro

Redação |

Estamos vivendo um importante momento da luta de classes no Brasil. Precisamos sair da confusão que tentam nos impor, para compreender os interesses em jogo. Temos que evitar a histeria promovida pela Rede Globo, que tem se colocado como importante condutora do processo golpista. Ao mesmo tempo, lembrar que a polarização da sociedade sempre existiu, entre índios e colonizadores, escravos e donos de escravos, patrões e empregados, pobres e ricos.

O povo sempre teve inimigos, e por isso, até hoje o Brasil é muito desigual, e a maior parte da sua população não tem acesso a saúde, educação, cultura, transporte, lazer, terra e moradia. Não é que faltem essas coisas no Brasil, teríamos condições de atender essas demandas, mas para isso, os que detêm as riquezas teriam que aceitar dividi-las. Leis devem ser feitas para isso, como para taxar grandes fortunas, heranças, as especulações, imóveis ociosos, e por aí vai.

Adentramos nesta polarização política, contudo, ainda em uma correlação de forças desfavorável aos trabalhadores em nível mundial e também no Brasil. Eles possuem os meios de comunicação, como a Globo, por exemplo, e setores alinhados no poder judiciário. Também no Congresso nacional, os deputados e senadores foram eleitos com dinheiro de grandes empresas, e, portanto, não votam conforme o interesse da grande maioria. 

Querem realinhar o Brasil aos interesses dos EUA

Nesse momento e nessas condições, se consolida uma nova etapa da luta de classes no Brasil. Há setores que estão decididos a tirar Dilma, custe o que custar. É o caso dos que se beneficiam dos juros altos, da especulação financeira, e são contra reformas em nossa sociedade.

Querem realinhar o Brasil com os interesses do imperialismo estadunidense, retirar direitos da classe trabalhadora e criminalizar as lutas sociais. Pressionam o governo em várias frentes,  disputando a leitura dos fatos, a cabeça e o coração das pessoas, através dos meios de comunicação. No Congresso, impondo medidas neoliberais, que retiram direitos dos trabalhadores e jogam o peso da crise nas costas dos mais pobres.

Setores do judiciário e da polícia federal têm sido agentes políticos fundamentais dos interesses neoliberais. O núcleo central da operação Lava Jato tem objetivos claramente golpistas, afrontando e colocando em risco garantias constitucionais fundantes da democracia. Além disso, temos frações da classe média que foram ganhas para o projeto de restauração neoliberal.

É preciso reagir

Se não queremos que a crise recaia sobre os trabalhadores e os mais pobres; se não queremos que os avanços dos últimos anos retrocedam; precisaremos combinar a mobilização de massas com a ampliação da organização popular. Os trabalhadores contam, hoje, no Brasil, com a Frente Brasil Popular como ferramenta de unidade e luta da classe trabalhadora.

O momento exige firmeza e confiança política na capacidade de luta e resistência do Povo Brasileiro.

Edição: ---