CINEMA

Netflix lança documentário “Democracia em Vertigem” nesta quarta (19)

Filme de Petra Costa faz um retrato pessoal do Brasil pré e pós golpe de 2016

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Diretora traça paralelos entre sua vida e os rumos do Brasil entre 2002 e 2018
Diretora traça paralelos entre sua vida e os rumos do Brasil entre 2002 e 2018 - Divulgação/Orlando Brito

“Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Eu me lembro da euforia. Parecia um grande passo para nossa democracia. 20 milhões de pessoas saem da pobreza, a taxa de desemprego atinge o menor indíce da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. Para suceder, ele escolhe Dilma Rousseff, que se torna nossa primeira presidenta mulher. Parecia uma mudanças de símbolos. Mas algo no nosso tecido social começa a mudar”.

Continua após publicidade

É assim que é anunciado o documentário Democracia em Vertigem, de autoria de Petra Costa, diretora de filmes como Elena e O Olmo e a Gaivota. O filme, que será lançado nesta quarta-feira (19) na plataforma de transmissão de vídeos Netflix, costura o passado da diretora, assim como seus relatos, com a democracia brasileira de 2002 até hoje, com filmagens exclusivas dos momentos que antecederam e sucederam o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff (PT).

A diretora teve acesso aos bastidores dos processos que abalaram a democracia brasileira e culminaram na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a eleição do político e ex-militar de extrema direita, Jair Bolsonaro (PSL).

O documentário estreou em Sundance, nos EUA, em janeiro, e passou por diversos festivais desde então antes de chegar à plataforma de streaming.

Confira abaixo o trailer:

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira