Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 21/11/19

Projeto que mapeia discurso de ódio e repúdio de entidades à posição do Brasil na Cúpula de Nairóbi são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O projeto redesenha o mapa da Baixada Fluminense a partir da visão dos moradores
O projeto redesenha o mapa da Baixada Fluminense a partir da visão dos moradores - Reprodução/Direito à Memória e Justiça Racial

O programa da última quinta-feira (20) fala sobre o  “Cartografia Social do Ódio”, projeto que pesquisa os impactos do discurso de ódio, desenvolvido por um grupo de ativistas pelo Direito à Memória e Justiça Racial na Baixada Fluminense e nota de repúdio de 170 entidades sociais denuncia a inconstitucionalidade e o ataque aos direitos das mulheres pelo governo Bolsonaro na Cúpula de Nairóbi.

Em entrevista, Monique Rodrigues, integrante do coletivo Minas da Baixada, explica os objetivos desse projeto e os impactos que os discursos de ódio podem gerar. Fala também sobre a naturalização desses discursos na sociedade.

Richarlls Martins, professor da UFRJ e coordenador da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento, conta por que o posicionamento do governo Bolsonaro foi tão criticado e quais tipos de práticas esse posicionamento estimula. 

Ainda no programa, venda da Eletrobras deve elevar a conta de luz em até 20%, segundo especialistas; e, estão abertas as inscrições para creches públicas no município do Rio.

No quadro Rio, Rua e Cultura, as dicas para o fim de semana são: Museu Janete Costa de Arte Popular, Festa Jamaicana de Música Brasileira e exposição. 

Confira:

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Bandeirantes 1360 AM. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br 
 

Edição: Fernanda Castro