Podcast

A festa rubro-negra e a tal consciência de classe

Há quem veja a alegria alheia com o fígado. Seja por inveja ou por despeito.

Ouça o áudio:

O Flamengo levantou a taça de campeão brasileiro nesta quarta-feira (27) após goleada sobre o Ceará
O Flamengo levantou a taça de campeão brasileiro nesta quarta-feira (27) após goleada sobre o Ceará - Lucas Figueredo / CBF
Há quem veja a alegria alheia com o fígado. Seja por inveja ou por despeito.

O último final de semana deve ter sido um dos mais fantásticos da vida de muita gente. Primeiro pela maneira épica como o Flamengo conquistou a sua segunda Libertadores. Gol sofrido no início da partida e virada inacreditável nos minutos finais. Sim, amigos, confesso que eu quase bati as botas.

E depois pela maneira como a torcida abraçou Jorge Jesus, Gabigol, Bruno Henrique e companhia na chegada ao Rio de Janeiro. Derrota do Palmeiras para o Grêmio e mais um título pra conta: o de campeão brasileiro de 2019. E tome mais celebração com a goleada sobre o Ceará nesta quarta-feira (27). Quem não entendeu o poder que o esporte tem no imaginário das pessoas, recomendo que veja as imagens da festa mais uma vez.

Sim, foi tudo lindo. Seja em Lima, na Avenida Presidente Vargas ou no Maracanã, com a goleada sobre o Ceará e a volta olímpica. São coisas que só o esporte pode proporcionar. Seja a emoção de um gol marcado nos acréscimos, uma cesta nos últimos segundos ou uma bola cravada na quadra adversária. O que me deixa chateado, no entanto, é a maneira como algumas pessoas reagiram à festa e às manifestações do povo.

Nem vou falar do governador Wilson Witzel, corintiano declarado e protagonista de uma das cenas mais patéticas dos últimos anos. A imagem fala por si só. Mas também não apaga o fato de que o esporte (principalmente o futebol) foi, é e sempre será usado por gente desse naipe. Gente que diz estar com o povo, mas que dá as costas para ele na primeira oportunidade.

Mas eu me refiro a discursos como o seguinte: "Nossa, que festa linda! Imagina como seria isso se todos tivessem consciência de classe!" Pois é...

O velho e rude esporte bretão nos ensina todo dia que não devemos nunca subestimar quem está próximo de nós. O Flamengo nos mostrou isso contra o River Plate, lembram? Quando essas pessoas diminuem a festa feita pela torcida do rubro-negra (como fossem superiores intelectualmente), elas acabam agindo como os conservadores da extrema-direita, que pensam que são os escolhidos por Deus somente por criticarem quem gosta de curtir o Carnaval…

Duas festas do povo igualmente desprezadas por pessoas que se acham superiores por terem conseguido mais acesso à educação ou por terem abraçado uma religião. Duas posturas igualmente condenáveis.

Há quem veja a alegria alheia com o fígado. Seja por inveja ou por despeito mesmo. Pessoas assim não usam o coração para ter empatia e nem o cérebro para ter bom senso e respeitar o próximo. Vamos falar sério: há quanto tempo você não via o povo tão feliz? Até mesmo quem não torce para Flamengo se divertiu com as piadas e a alegria das pessoas nas ruas.

E a festa da torcida rubro-negra ainda vai durar bastante tempo. Justo no primeiro jogo depois do título, os comandados de Jorge Jesus aplicam 4 a 1 no Ceará. E em dezembro, a equipe parte rumo ao Catar para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. Imagina só se o time de Jorge Jesus conquista mais esse título…

Consciência de classe não se impõe. Se cria com o tempo. E nesse sentido, a troca de experiências é importantíssima. Já conheci pessoas que viviam em condições bem complicadas com muito mais consciência de classe do que alguns que arrotavam doutorados e mestrados. Pessoas que entendiam muito bem seu papel na sociedade e que não ficavam brincando de "revolucionário de sofá".

Não gostar de futebol é um direito. Mas diminuir os outros por pensarem diferente de você não é.

BOTAFOGO SE GARANTE NA SÉRIE A EM 2020

O torcedor do Botafogo pode finalmente respirar aliviado. Com a vitória sobre a Chapecoense, os comandados de Alberto Valentim estão praticamente garantidos na elite do futebol brasileiro em 2020. Agora é aprender com os erros, montar uma equipe (bem) mais forte do que essa e recolocar o clube nos trilhos. O Glorioso não merece esse sofrimento.

FLUMINENSE É OUTRO QUE RESPIRA ALIVIADO

A atuação do Fluminense diante de um desinteressado Palmeiras foi uma das melhores sob o comando de Marcão. Nem mesmo a saída de Airton (por lesão) ainda no primeiro tempo diminuiu o ímpeto do Time de Guerreiros. O Flu chegou aos 41 pontos e praticamente eliminou as chances de rebaixamento. Que clube e diretoria aprendam com os erros.

BOBEIRAS QUE CUSTARAM CARO PARA O VASCO

Mesmo com um começo ruim de Campeonato Brasileiro, o Vasco poderia ter chegado muito mais longe na competição. Isso porque os comandados de Vanderlei Luxemburgo perderam muitos pontos em casa. A derrota para o São Paulo, no Morumbi, foi apenas reflexo dessa irregularidade. Ficam as lições para o ano de 2020. Mesmo assim, o saldo é muito positivo.

Edição: Brasil de Fato (RJ)