Podcast

Cardamomo: a sementinha que dá sabor e combate a gastrite

A especiaria também combate o mau hálito e a dor de estômago

Ouça o áudio:

O cardamomo pode ser encontrado em semente ou em pó
O cardamomo pode ser encontrado em semente ou em pó - Joana Côrtes
A especiaria também combate o mau hálito e a dor de estômago

No café, no chá, no bolo, na salada, no tempero para marinar a carne. Para cuidar da gastrite, do mau hálito, da dor de estômago. Essas são só algumas das utilidades e benefícios que o uso do cardamomo pode ter no dia a dia.Trazidas da Ásia, essas sementinhas adocicadas guardadas em uma espécie de vagem é da família do gengibre. Seja como condimento na cozinha ou para efeitos medicinais, essa especiaria tem seu valor destacado pela nutricionista Marina Rocha. 

Mestra em alimento e nutrição pela Universidade Federal do Piauí, ela conta que o cardamomo é um alimento muito rico e que também pode servir de remédio natural.“Ele tem esse poder de auxiliar nessa condição calmante, no trato intestinal. então no nosso estômago, suaviza mais aquela sintomatologia da gastrite, da azia, do gases abdominais. além de estar relacionada também com todo esse efeito de saborização nos alimentos, nas bebidas quentes, nos bolos”.

Em sua cozinha no São Luís do Maranhão, a nutricionista não dispensa o uso do cardamomo por trazer bastante aroma e sabor para a comida. Ela destaca também que há várias maneiras de usá-lo como alimento:

“Você pode substituir também por condimentos em geral. então ele é muito usado para fazer preparação de carne, como a gente coloca o cravinho, pode colocar o cardamomo porque sua vargenzinha vem seca, normalmente ela é colhida, coloca-se para secar e aí você abre a vargenzinha, dentro dela tem um monte de carocinho. Você pode triturar como você pode colocar o próprio carocinho para fazer parte desse tempero”.

A cozinheira destaca o aroma do cardamomo que serve para saborizar e temperar carnes, por exemplo. Foto: Arquivo pessoal.

Com fama de saboroso, o cardamomo também é usado nas cozinhas e quintais na Chapada Diamantina, na Bahia.

Joara Ferraz é cozinheira na cidade de lençóis e se diz uma apaixonada pela força aromática desde que descobriu essa especiaria vinda do Oriente. Joara explica que o cardamomo é usado bastante no preparo de bebidas com café. Já faz dez anos que ela não abre mão de fazer uma receita deliciosa de chocolate quente feito com cardamomo.

“Para fazer a receita você vai precisar de um copo de leite de amendoim, dez gramas de cacau em pó e duas sementes de cardamomo. Para potencializar o sabor do cardamomo eu costumo levar ele numa frigideira apenas para liberar o óleo essencial que tem na semente, e potencializar o sabor.

Depois disso eu gosto de macerar geralmente num pilão de pedra, e é simples para fazer a receita você vai usar essa semente de cardamomo macerado, o leite de amendoim e o cacau, bater tudo no liquidificador, levar ao fogo até engrossar e deixar a bebida bem homogênea e depois é só beber”.

O cardamomo pode ser encontrado em formato de semente ou na versão em pó, em feiras livres, lojas de especiarias e produtoras naturais.

Edição: Camila Salmazio