Articulação

Vídeo | Congresso Internacional de Comunicadores reúne mais de 150 na Venezuela

Importância dos meios, da liberdade de imprensa e de um jornalismo comprometido foram alguns dos temas debatidos

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Cerca de 150 delegados de 37 países participaram do encontro na capital venezuelana na última semana
Cerca de 150 delegados de 37 países participaram do encontro na capital venezuelana na última semana - Ministério do Poder Popular para Relações Exteriores/Governo da Venezuela

Cerca de 150 delegados de 37 países participaram do 1º Congresso Internacional de Comunicadores em Caracas, na Venezuela, entre 2 e 4 de dezembro.

O tema “Agora Falam os Povos” organizou o debate entre comunicadores de várias partes da América Latina, da Europa, da Ásia e da África, a partir de uma iniciativa proposta pelo Foro de São Paulo, que aconteceu em julho deste ano também na capital venezuelana.

Os jornalistas e militantes que participaram do congresso discutiram a importância dos meios de comunicação, da liberdade de imprensa e de um jornalismo comprometido com a comunicação popular para fortalecer as democracias em seus países.

O encontro acontece em um momento de cerco midiático em torno do golpe de Estado ocorrido na Bolívia, de manifestações populares no Chile, de um estado de exceção e de protestos no Equador, além de uma situação constante de desinformação sobre a própria conjuntura política na Venezuela. Diante desse cenário, os comunicadores decidiram manter o congresso em assembleia permanente, para que as organizações possam ser ativadas caso algum país sofra uma nova ameaça por parte de potências econômicas mundiais.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, também assinou um decreto para a criação da Universidade Internacional de Comunicação, na cidade de Caracas, com o intuito de promover uma educação que forme novos comunicadores a partir de uma perspectiva de classe e anti-hegemônica.

Confira a cobertura do congresso feita pelo Brasil de Fato:

Edição: Aline Scátola