Podcast

Chegou a hora! Flamengo parte para o Mundial de Clubes

Flamengo estreia no dia 17/12 contra o vencedor de Esperánce de Tunis e Al-Hilal

Ouça o áudio:

Elenco do Flamengo parte para a disputa da competição mais importante da temporada
Elenco do Flamengo parte para a disputa da competição mais importante da temporada - Lucas Figueiredo / CBF
Flamengo estreia no dia 17/12 contra o vencedor de Esperánce de Tunis e Al-Hilal

Chegou o momento que todo torcedor do Flamengo estava esperando. Os comandados de Jorge Jesus partem rumo ao Qatar nesta sexta-feira (13) para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. É a oportunidade de atender ao pedido do povo que pediu o mundo de novo várias e várias vezes durante a campanha mais do que vitoriosa no Brasileirão e na Libertadores da América. É a chance de conquistar o planeta pela segunda vez.

O Flamengo estreia no dia 17 de dezembro, às 14h30 (horário de Brasília), contra o vencedor de Esperánce de Tunis (da Tunísia) e Al-Hilal (da Arábia Saudita). Indo para a final, enfrenta quem passar do confronto entre o Liverpool (da Inglaterra) e o vencedor de Monterrey (do México) e Al Sadd (do Catar). A decisão do título mundial está marcada para o dia 21 de dezembro, também às 14h30.

Tem muita gente relembrando a atuação histórica do Flamengo de Zico, Júnior, Leandro, Raul e companhia diante do Liverpool na decisão da antiga Copa Toyota, no dia 13 de dezembro de 1981. Nunes (duas vezes) e Adílio marcaram os gols da vitória por 3 a 0 (construída nos primeiros 45 minutos) em cima daquele que era considerado o melhor time da Europa naqueles tempos e franco favorito ao título.

Sim, a nostalgia aparece com força nesses momentos. Ainda mais quando o Flamengo superou tudo e todos nesse ano de 2019. Mas, porém, contudo, todavia e entretanto, o torcedor mais empolgado precisa colocar as barbinhas de molho.

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA não é uma competição muito antiga. A primeira edição (pelo menos nesse formato) foi disputada em 2005, com o título indo para o São Paulo. Mesmo assim, ela já nos brindou com zebras do tamanho do Maracanã.

Em 2010, o Internacional foi derrotado pelo Tout Puissant Mazembe, clube da República Democrática do Congo, nas semifinais da competição. Os torcedores colorados se lembram até hoje da infame comemoração do goleiro Kidiaba…

Em 2013 foi a vez do Atlético-MG ser surpreendido pelo simpático Raja Casablanca, do Marrocos, também nas semifinais do Mundial de Clubes.

E no ano passado, o River Plate foi superado nas penalidades pelo Al Ain (dos Emirados Árabes) após empate em 3 a 3 no tempo normal e derrota nos pênaltis.

É por isso que o Flamengo precisa entrar em campo com a mesma seriedade com que encarou adversários de muito mais tradição no futebol mundial. Esperánce (atual campeão da África) e Al-Hilal (atual campeão da Ásia) podem criar problemas sérios para os comandados de Jorge Jesus. Quem quer que passe para as semifinais será uma pedra no sapato para o Fla. Tanto o Esperánce como o Al-Hilal vão entrar em campo como as grandes zebras. Todo mundo espera uma partida tranquila. E é justamente aí que mora o problema.

Antes de pensar no Liverpool e na volta olímpica, o Flamengo precisa se concentrar nas semifinais do Mundial. Todo cuidado é pouco e todo erro será punido.

ODAIR HELLMANN É O NOVO TÉCNICO DO FLUMINENSE

A diretoria do Fluminense agiu rápido e acertou com Odair Hellmann para comandar o time na próxima temporada. É jovem, tem boas ideias e fez um bom trabalho no Internacional. Vamos ver como ele se sai por aqui.

VASCO PRECISA ARRUMAR A CASA

Essa é a principal exigência de Vanderlei Luxemburgo e do colombiano Guarín para a renovação dos seus contratos. A diretoria precisa arrumar a casa e colocar os salários em dia. Mas parece que tudo joga contra o Vasco. Tá difícil.

E O BOTAFOGO SEGUE SEM RUMO

As últimas declarações do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro são preocupantes. O Botafogo é hoje um paciente na UTI. Falam no tal investidor que vai levantar o clube, mas até agora nada da solução aparecer. Complicado.

Edição: Brasil de Fato (RJ)