Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (29/01)

Um ano do crime da mineradora Vale em Brumadinho é destaque nesta edição

Ouça o áudio:

Sementes crioulas: herança defendida e transmitida por agricultores que lutam pela produção saudável de alimentos desde sua germinação
Sementes crioulas: herança defendida e transmitida por agricultores que lutam pela produção saudável de alimentos desde sua germinação - Giorgia Prates
Um ano do crime da mineradora Vale em Brumadinho é destaque nesta edição

Este mês de janeiro marca um ano do crime da mineradora Vale em Brumadinho, completado no último dia 25. Esse é um dos destaques do programa Bem Viver desta quarta-feira (29). 

A reportagem do Brasil de Fato conversou com pessoas atingidas pelo maior crime socioambiental da história do país, que hoje convivem com as consequências do rompimento da barragem de rejeitos e que terão o auxílio emergencial reduzido pela metade

Esta edição também traz informações sobre saúde, com atualizações sobre os riscos de contágio pelo Coronavírus aqui no Brasil. O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso suspeito da doença no país na última terça-feira (28).  

A criação de uma Frente Nacional Ambiental para proteção da Amazônia também é destaque no programa de hoje. O projeto do Governo Federal envolveria policiais militares das regiões de atuação. O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc conversou com a nossa reportagem sobre a efetividade dessa medida. 

No quadro Momento Agroecológico você confere uma reportagem sobre a resistência dos guardiões e guardiãs das sementes crioulas. Esses grãos, que nunca sofreram alterações genéticas e carregam a ancestralidade da comida, estão ameaçados por uma Resolução Normativa do governo Bolsonaro que libera a comercialização e o uso de  organismos geneticamente modificados. 

Além disso, nesta edição do Bem Viver você também vai conhecer a história da farinha de trigo, principal ingrediente do pãozinho do café da manhã da maioria dos brasileiros. E tem ainda uma dica caseira e natural para controlar o surgimento de formigas na sua casa. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.

Edição: Geisa Marques