Estados Unidos

Início de primárias democratas nos EUA é marcado por erros e apreensões

O resultado da votação em Iowa deverá ser divulgado na tarde desta terça-feira (4)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O primeiro lugar é disputado por Bernie Sanders e Joe Biden - Joe Readle/AFP

Iowa foi o primeiro colégio eleitoral estadunidense, no centro-oeste do país, a escolher pelo voto, nesta segunda-feira (3), qual candidato do Partido Democrata deverá enfrentar o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais deste ano, a ser realizada no dia 3 de novembro. 

O resultado oficial seria anunciado ainda na noite desta segunda, mas não foi divulgado até o momento devido a problemas no aplicativo utilizado para as seções eleitorais enviarem os resultados.

Com a inconsistência técnica, a contagem está sendo feita manualmente e a expectativa é que o nome do vencedor seja anunciado ao longo desta terça-feira (4). Os democratas descartaram que os problemas tenham ocorrido em função de algum ataque hacker. 

Entre os onze democratas cotados, segundo as pesquisas mais recentes divulgadas pelo jornal francês Le Monde, o primeiro lugar é disputado por dois rostos já conhecidos: o senador Bernie Sanders, 78 anos, mais ligado à esquerda do espectro político, e o ex-vice-presidente Joe Biden, 77 anos, com um discurso mais conservador e um dos pivôs que levou à abertura do processo de impeachment contra Donald Trump.

Na sequência, aparecem a senadora Elizabeth Warren, 70 anos,  ao lado do mais jovem concorrente democrata, Pete Buttigieg, de 38 anos. 

De acordo com o jornal Le Monde, a rigor os eleitores de Iowa ainda se mostram indecisos sobre qual é a melhor opção para enfrentar Donald Trump: um candidato com propostas mais à esquerda, como Sanders e Warren, ou aquele com um discurso mais conciliador, como Biden e Buttigieg.

Expressivo produtor de soja e de carne de porco, as sobretaxas impostas pela China às exportações dos EUA derrubaram o estado de Iowa depois da guerra comercial travada por Donald Trump contra o país asiático ao longo de 2018. A região tem 3,1 milhões de habitantes – 90% deles é branca –, representando apenas 1% da população norte-americana. 

As próximas primárias do Partido Democrata serão realizadas em New Hampshire (11/02), Nevada (22/02) e Carolina do Sul (29/02). 

Edição: Leandro Melito