Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (05/02)

Preço baixo incentiva o consumo de alimento ultraprocessados

Ouça o áudio:

Alimentos naturais estão perdendo cada vez mais espaço para os ultraprocessados - Eugene Zhyvchik/Unsplash
Preço baixo incentiva o consumo de alimento ultraprocessados

O Bem Viver desta semana trouxe um estudo preocupante sobre o futuro da nossa alimentação. Até 2026 os alimentos ultraprocessados devem superar a venda de alimentos naturais, como frutas, legumes e carne. A pesquisa foi realizada por três universidades federais do pais. A reportagem do programa conversou com o Engenheiro Florestal João Dagoberto dos Santos para aprofundar o tema.

O coronavírus é o assunto da semana no mundo todo, e no Brasil não foi diferente. Nesta semana, o governo brasileiro decretou estado de emergência para enfrentar o avanço da doença, mesmo sem nenhum caso confirmado de contaminação no país. A reportagem do Bem Viver foi conversar com especialistas para entender o que significa esse status que o Ministério da Saúde estabeleceu.

Essa edição também falou sobre as sementes crioulas e como elas estão ameaçadas devido ao plantio de milho transgênico. O tema preocupa muito camponeses que têm seus cultivos ameaçados pelos avanços do agronegócio no país. As sementes crioulas são aquelas melhoradas naturalmente pelos agricultores, a partir do seu conhecimento e cultura.

E para fechar o programa, uma dica de sorvete natural para ser feito em casa com frutas congeladas!

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.

 

Edição: Lucas Weber