Religiosidade

Conheça a Romaria das Candeias no Ceará, celebração com mais de 250 mil devotos

Um dos pontos altos da festa é a procissão do fogo, quando os fiéis carregam velas e lamparinas

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
, milhares de romeiras e romeiros se concentram todo ano em Juazeiro para comparecer à romaria - Hélio Filho\Prefeitura de Juazeiro do Norte

Dona Isabel Alves de Sousa Vidal é natural de Água Branca, no Piauí, tem 88 anos e há 40 vem a Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, participar da romaria de Nossa Senhora das Candeias. Romeira assídua, para ela, estar em Juazeiro é como “ficar junto de Jesus no céu”.

Assim como Dona Isabel, milhares de romeiros se concentram todo ano em Juazeiro do Norte para comparecer à romaria, considerada  um dos maiores eventos religiosos do país, reunindo em média 300 mil pessoas a cada edição. A Romaria de Nossa Senhora das Candeias é a terceira maior do município e, este ano, reuniu cerca de 250 mil devotos, de acordo com Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, um dos principais centros de peregrinação na cidade. 

Romeiros do Nordeste

O verso cantado de cor pelas ruas da cidade revela a diversidade de localidades que, durante essa época do ano, se dirigem em procissão para Juazeiro do Norte. Marlí Correia, Simoneide Silva e Antonia Nascimento vieram de Maceió (AL) e todos os anos marcam presença em homenagem a santa das Candeias.

Antonia fala que todos os anos se reúne com uma caravana em um ônibus fretado e “pega o rumo em direção a terra santa de Juazeiro”. Nesta romaria, Antonia se juntou com a vizinha Simoneide e a filha Marli. Devota de Padre Cícero e da mãe de Deus das Candeias, Marli, que junto com a mãe somam mais de seis anos de romaria, se sente muito feliz por estar mais um ano na celebração.

“A fé, a festa, as promessas, tudo me motiva a estar aqui de novo. A gente aperta as contas de um lado e de outro, mas não deixa de comparecer de jeito nenhum” conta. As três se hospedam na mesma pousada e seguem o roteiro turístico proposto pelo guia do ônibus, com paradas na Catedral de Nossa Senhora das Dores e, como não poderia deixar de ser, no Horto, local onde está erguida a famosa estátua de Padre Cícero Romão Batista. 

Economia

A romaria das candeias é um dos maiores eventos religiosos do país, mobilizando diversas regiões para participar das programações e visitas turísticas na região. 

Elimilton Nogueira, proprietário de uma pousada localizada ao lado da matriz na Avenida Padre Cícero, diz que desde a fundação do negócio por seus pais, há mais de 30 anos, não fica um só quarto desocupado durante o período da romaria.

“Desde que tínhamos apenas uma casinha pequena e arrendávamos um quarto apenas. Começamos o negócio para poder atender também a demanda que todo ano vem até nós”, diz Elimilton, que considera o negócio uma herança familiar.  

A Romaria de Nossa Senhora das Candeias teve a abertura oficial no dia 29 e seguiu até o dia 2 de fevereiro com a tradicional procissão do fogo, um dos momentos mais belos dos festejos.  
 

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena e Camila Maciel