Estados Unidos

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 11 de fevereiro de 2020

Jurista avalia decisão de Donald Trump de retirar Brasil da lista de nações consideradas em desenvolvimento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O governo de Donald Trump anunciou, nesta segunda-feira (10), que retirou mais de 20 países da sua lista de países em desenvolvimento. O Brasil estava nessa lista, junto a países como China, Índia e Colômbia. Segundo o Departamento de Comércio do país norte-americano, a decisão foi motivada pelo pedido de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Unilateralmente, o governo Trump resolveu que 20 países com os quais eles têm relações comerciais, não serão mais considerados países em desenvolvimento. Os países tinham vantagens tributárias ou vantagens de pequenas cotas de importação, de participação em determinados mercados nos EUA, e agora passam a ser considerados países desenvolvidos, portanto, com a tributação máxima, com a mesma política comercial que eles aplicam a países europeus, o Japão ou o Canadá, por exemplo", explicou Gilberto Bercovici, jurista e professor de direito econômico e economia política da Universidade de São Paulo (USP) no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde.

Bercovici discorda de especialistas que têm afirmado que a medida não representará mudanças importantes na relação comercial entre Estados Unidos e Brasil: "Obviamente há consequências. Talvez a gente não possa saber ainda a dimensão efetiva dessas consequências, porque é preciso saber exatamente o que vai ser sobretaxado, o que vai ser barrado, o que não será mais importado pelos americanos. Então, não dá pra dizer que o mundo acabou, mas também não dá pra dizer que ficará tudo igual. Quem está falando isso é irresponsável", critica. 

Ainda no programa: as consequências das chuvas no estado de São Paulo e a repercussão do assassinato do miliciano Adriano Nóbrega, vinculado à família Bolsonaro. 

Ouça os demais destaques no início do programa.

--------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos