Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (12/02)

Cuidados básicos evitam prejuízos à saúde durante o carnaval

Ouça o áudio:

11-02-20 - Bloco Carnaval
Alimentos leves, ingestão de água e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis estão entre as recomendações para os dias de folia - Tomaz Silva | Agência Brasil
Cuidados básicos evitam prejuízos à saúde durante o carnaval

O carnaval está chegando, e manter a saúde em dia é essencial para curtir a maior festa popular do país. Em cidades como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, os bloquinhos já estão nas ruas desde o mês passado. No programa Bem Viver desta semana, a médica de Família e Comunidade Nathalia Santos traz dicas de cuidados básicos para cair na folia sem causar prejuízos ao corpo. 

Esta edição também destaca a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A ação do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira (10). A meta é imunizar 3 milhões de crianças e jovens, entre 5 e 19 anos, até o dia 13 de março, com Dia ‘D’ de mobilização em 15 de fevereiro. 

O período de quarentena ao qual estão submetidos os brasileiros vindos de Wuhan, cidade onde começou o surto do novo coronavírus, também é destaque no Bem Viver desta semana. O quadro Repórter SUS explica como funciona o isolamento e por que a reclusão é importante para conter a propagação de doenças infecciosas.

O Momento Agroecológico apresenta uma iniciativa desenvolvida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. No assentamento Sepé Tiaraju, a  troca de saberes entre agricultores e estudantes universitários tem proporcionado a produção de alimentos sem agrotóxicos, a partir do modelo de agrofloresta. 

Na contramão desse modelo que privilegia a produção orgânica, o Brasil afrouxou a análise de segurança para o plantio de transgênicos. O programa Bem Viver traz uma reportagem sobre os riscos dessa mudança, que preocupa agricultores e ambientalistas. 

E tem ainda a dica desta semana para você fazer em casa: uma tigela confeccionada com casca de coco seco. O produto é natural e pode ser utilizado na cozinha ou como item de decoração. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.

Edição: Geisa Marques