RIO DE JANEIRO

Perícia atesta que Ronnie Lessa autorizou entrada de acusado de matar Marielle

Seis peritos assinam laudo que contesta versão de porteiro que citou Jair Bolsonaro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Portaria do condomínio Vivendas da Barra
Gravações do interfone do Condomínio Vivendas da Barra foram periciadas pela Polícia Civil - Divulgação

A voz do porteiro que autorizou a entrada do ex-PM Élcio de Queiroz no condomínio Vivendas da Barra no dia da execução da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, não é a do funcionário que mencionou o suposto envolvimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos investigadores da Delegacia de Homicídio (DH). A conclusão dos peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) consta em laudo da Polícia Civil, divulgada na última terça-feira (11) pelo jornal O Globo

O documento, elaborado por seis especialistas, aponta que o material não teve nenhum tipo de adulteração e que, segundo a gravação, o policial militar aposentado Ronnie Lessa permite a entrada de Élcio de Queiroz no condomínio. Ambos estão presos sob a acusação de terem cometido os assassinatos.

A execução de Marielle e Anderson aconteceu por volta das 21h15 do dia 14 de março de 2018 e a gravação periciada foi feita no mesmo dia às 17h07, ou seja, cerca de quatro horas antes. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Ronnie e Élcio partiram juntos até o local do crime.

Depoimento

Um dos porteiros, nos dias 7 e 9 de outubro do ano passado, relatou aos investigadores da Delegacia de Homicídios (DH) que Jair Bolsonaro teria autorizado a entrada de Élcio no condomínio. O então deputado federal Jair Bolsonaro, no entanto, estava em Brasília neste dia. Pouco tempo depois, o porteiro afirmou à Polícia Federal que cometeu um erro ao anotar na planilha do condomínio. Agora o funcionário pode responder pelo crime de denunciação caluniosa. 

Após a divulgação da denúncia do porteiro, Jair Bolsonaro fez um vídeo em suas redes sociais em que atacou a Rede Globo, ameaçando não renovar sua concessão em 2022, e também acusou o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) de tramar para prejudicar a sua imagem. Ao lado de apoiadores, o presidente comemorou nesta terça-feira (11) o laudo da Polícia Civil: "Viu que a perícia descobriu? A voz não é do porteiro!", disse, em frente ao Palácio da Alvorada.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse e Camila Maciel