Saúde

Rio de Janeiro confirma primeira morte por sarampo em 20 anos

Secretaria de Saúde detectou o vírus em bebê de 8 meses, que faleceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em janeiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

vacina sarampo
Vítima vivia em abrigo e não foi vacinado porque tinha menos de 6 meses quando as crianças do local receberam a vacina do sarampo - Tânia Rêgo/Agência Brasil

David Gabriel dos Santos, um bebê de apenas 8 meses que faleceu em decorrência de sarampo em janeiro de 2020, é a primeira vítima da doença no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos. A última morte por sarampo no estado foi registrada no ano 2000.

O caso ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região que registra o maior número de infecções pelo vírus. David Gabriel vivia no abrigo Santa Bárbara, local que recebe crianças acauteladas em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou na noite desta quinta-feira (13) tratar-se de um caso de sarampo, a partir de duas análises de amostras do sangue de David. De acordo com a SES, ele deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro, com quadro de pneumonia, e faleceu no dia 6 de janeiro.

Ainda segundo a SES, em 2018 o Rio de Janeiro registrou 20 casos de sarampo e em 2019 foram 333. Este ano, 189 casos da doença foram registrados.

O secretário de Saúde, Edmar Santos, explica que há uma "curva de subida que aponta que nós podemos ter no Rio de Janeiro este ano mais de 10 mil casos e, infelizmente, com outros óbitos que podem vir com esses 10 mil casos, a exemplo do que aconteceu com São Paulo.”

Vacina

O calendário de vacina tradicional previa a imunização contra sarampo aos 12 meses, com reforço aos 15 meses. Porém, com o aumento do número de casos em bebês mais novos, a idade foi antecipada para 6 meses.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Claudia Maria Braga de Melo, explicou que o bebê David Gabriel não foi vacinado porque quando foi feita a vacinação de rotina no abrigo, a criança tinha menos de 6 meses de idade. "Por isso ela não foi vacinada. Teve mais duas crianças e uma cuidadora que pegaram sarampo, mas já estão curadas.”

A campanha de vacinação contra o sarampo no estado do Rio começou no dia 13 de janeiro e vai até 13 de março, mas a SES destaca que as doses estão disponíveis sempre nos postos. A meta é imunizar 3 milhões de pessoas, mas até o momento apenas 200 mil tomaram a vacina.

Devem procurar os postos de vacinação todas as pessoas entre 6 meses e 59 anos que não tiverem sido imunizadas ou não tenham tido sarampo anteriormente. Para maiores de 29 anos, é necessária apenas uma dose. Crianças e jovens até 29 anos devem tomar duas doses. Caso a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente não tenha o registro de duas vacinas para sarampo ou tríplice viral, a pessoa deve procurar o posto.
 

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Rodrigo Chagas