Cada vez mais as mulheres têm tomado as ruas carnavalescas e se tornando protagonistas dessa importante festa cultural brasileira. São elas que estão à frente da organização de blocos, pensando as marchinhas e as alegorias, são mestras de bateria, instrumentistas, enfrentam a cultura do assédio e reafirmam que ‘não é não’. O carnaval de São Paulo, teve início na última sexta-feira (14), com mais de 600 blocos inscritos.
Historicamente o carnaval é o momento de questionar as regras da sociedade, mas com a cultura patriarcal e machista, este momento costuma ser repleto de violências e assédios contra as mulheres, já que os corpos femininos são considerados corpos públicos e isso se intensifica ainda mais no carnaval.
Para além disso existe toda a invisibilização das mulheres que ousaram - e ousam - ser sambistas, musicistas, instrumentistas, intérpretes e não somente desejaram mostrar seus corpos porque o machismo as impõe.
Em tempos difíceis, de restrição de direitos reprodutivos e sexuais, de altos índices de violência e assédio contra as mulheres, de retirada de formas básicas de existência, como a moradia, o trabalho e até a própria vida, elas saem às ruas. Saem juntas, cantando e tocando, revivendo outras mulheres, pintando a cidade de lilás e colorindo as vidas neste carnaval.
O Brasil de Fato preparou dicas de bloquinhos paulistanos por onde o machismo não passa nem perto nesses próximos dias. Vista a sua fantasia e arrase com muito respeito.
Sexta-feira (21/2)
Ilú Obá de Min - 19h
Praça da República
Sábado (22/2)
Abre Caminho com Elza Soares - 10h
Largo do Arouche
Dramas de Sapatão - 10h
R. Santa Isabel, esquina com a R. Bento Freitas
Domingo (23/02)
Saia de Chita - 09h
Praça Vicente Tramonte Garcia - Pompéia
Bloco Ritaleena - 11h
Av. Dumond Vilares, 1501 - Santana
Ilú Obá de Min - 14h
Al. Barão de Paranapiacaba, esquina com Al. Nothmann
Terça-feira (25/2)
Bloco Pagu - 12h
Av. Ipiranga
Bloco Zélia, Cássia, Rita, Carolina e todas minas - 14h
Rua Faustolo - Lapa
Sábado (29/2)
Siga Bem Caminhoneira - 14h
Rua Rui Barbosa, Bela Vista
Domingo (1/3)
Bloco Filhas da Lua - 15h
Escadaria do Bixiga
Edição: Lucas Weber