Ceará

Com ampla aliança contra o bolsonarismo, Sarto (PDT) é eleito prefeito de Fortaleza

Capitão Wagner, apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), saiu derrotado

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Sarto já havia saído na frente no primeiro turno, realizado no último dia 15 - Reprodução

Fortaleza elegeu, na votação em segundo turno, o médico pedetista José Sarto como novo prefeito da capital cearense. O vice na chapa é Élcio Batista, do PSB. Com 100% das urnas apuradas Sarto obteve 51,69% dos votos contra 48,31% do Capitão Wagner. 

Continua após publicidade

Na corrida eleitoral para este segundo turno, Sarto recebeu apoio de diversos partidos como: PT, do PV, Psol, PCdoB, Patriota e UP. Capitão Wagner não conseguiu nenhum apoio dos partidos ou candidatos derrotados no primeiro turno. O resultado da eleição em Fortaleza confirma uma tendência de avaliação negativa de Jair Bolsonaro na capital cearense.

Sarto já havia saído na frente no primeiro turno, realizado no último dia 15, com 35,72% dos votos válidos, seguido do Capitão Wagner (PROS) com 33,32%, com quem disputou o segundo turno. Ele é apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes, pelo governador Camilo Santana (PT) e conseguiu reunir uma grande frente ampla democrática em torno de sua candidatura.

Só de vereadores eleitos no primeiro turno, Sarto conseguiu o apoio de 30 deles, vindo de siglas desde o PSL, que elegeu um vereador, ao PSOL, com uma bancada de dois futuros mandatos. Só 12 vereadores apoiaram a candidatura do capitão reformado da Polícia Militar Wagner Souza, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Além do governador Camilo Santana, o Partido dos Trabalhadores, que obteve 17% dos votos no primeiro turno com a deputada federal Luizianne Lins orientou seus parlamentares, filiados e militância a apoiar o candidato do PDT.

José Sarto Nogueira

José Sarto Nogueira nasceu em 13 de fevereiro de 1959, na cidade de Acopiara (CE), está no sétimo mandato consecutivo como deputado estadual e é médico.

O primeiro mandato eletivo de Sarto foi em 1988, quando se elegeu para vereador de Fortaleza, sendo reeleito em 1992. Em 1994 foi eleito pela primeira vez para deputado estadual, tendo sido reconduzido para o cargo mais outras seis vezes. Em 2019 assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. 

Sarto é aliado de primeira hora dos irmãos Ferreira Gomes, tanto que acompanhou as diversas mudanças de partidos realizadas por Ciro e Cid Gomes, tendo passado pelo PPS, PSB, PROS e estando desde 2016 no PDT. 

É a primeira vez que Sarto disputou um cargo no executivo, tendo seu nome escolhido após uma prévia realizada pelo PDT. Participaram da prévia o ex-secretário de Esporte, Ferrúcio Costa, o deputado estadual Salmito Filho, o deputado federal Idilvan Alencar e o ex-secretário da atual gestão da prefeitura Samuel Dias.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Vanessa Gonzaga