Crise na Educação

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de abril de 2021

Há mais de 50 dias em greve, professores da rede pública de ensino do estado de SP enfrentam exaustão e cortes salariais

Ouça o áudio:

Professores e pais de alunos avisaram dos riscos da volta às aulas para a comunidade escolar, mas não foram escutados - Elineudo Meira/Fotos Públicas

Os professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo estão em greve há mais de 50 dias por condições de trabalho justas neste momento de pandemia. 

A categoria reivindica que o trabalho continue sendo realizado de forma remota e que sejam feitos testes em massa de professores e demais profissionais da educação. 

Além de perderem muitos colegas e parentes por covid-19, os professores estão exaustos física e mentalmente.

Na tarde da segunda-feira (5), a prefeitura da capital convocou os trabalhadores para testagem nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Houve desorganização e aglomerações

A professora do CEU Butantã, Sabrina Teixeira, e representante do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (Sinpeem), explica que o teste disponibilizado pela prefeitura "só aponta se a pessoa teve contato com o vírus e não se está de fato contagiada".

Toda a insegurança causada pela pandemia, com perdas de amigos e familiares por coronavírus acarreta também problemas psicológicos, como depressão e síndrome do pânico. 

Leandro Alves Oliveira, secretário geral do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), avalia que se antes já era grande o número de profissionais com exaustão mental, a pandemia agravou a situação.

Carlos Eduardo, professor de educação física do ensino fundamental e médio, comenta que embora muitas pessoas achem que os professores ficaram sem trabalhar durante a pandemia, a realidade é outra. Além de trabalhar muito mais, misturando as atividades domésticas e profissionais, as crises de estresse e depressão aumentaram. 

A professora Sabrina Teixeira denuncia que o secretário de Educação cortou os salários dos profissionais que estão em greve, tornando a situação ainda mais crítica. 

*Com informações de Larissa Bohrer.

Confira a reportagem e o jornal completo no áudio acima.

----------------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos