Especial Fake News

'Pandemia de fake news' dificulta combate ao coronavírus no Brasil, alertam especialistas

Diversas mortes por covid-19 ocorreram pela crença em tratamentos ineficazes e pela negação à vacina

Curitiba (PR) |
Brasil é o terceiro país vai afetado por notícias falsas na pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia - Divulgação

Em março de 2020, com a pandemia de covid-19 reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), brasileiros começaram a receber informações sobre como se proteger do novo vírus. Pesquisadores, cientistas e médicos corriam contra o tempo buscando tratamentos e respostas sobre a doença. No entanto, ao mesmo tempo, outra pandemia tinha início no país: a da desinformação. Diversas notícias falsas e sem comprovação científica começaram a circular pelas redes sociais divulgando tratamentos milagrosos  e até questionando a veracidade e a agressividade do novo coronavírus.

Assim, muitas pessoas acreditaram em tratamentos ineficazes e não comprovados cientificamente e menosprezaram da letalidade do vírus e a efetividade das vacinas, incentivadas inclusive por autoridades políticas. Tudo isso dificultou ainda mais o combate e o controle do vírus no Brasil, segundo especialistas. 

Para o médico sanitarista e professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Guilherme Albuquerque, as medidas necessárias para combater a pandemia foram bem estabelecidas pela ciência, porém acabaram sabotadas pelos próprios governantes do país.

“No Brasil, apesar do trabalho dos cientistas e profissionais da saúde, as autoridades políticas sabotaram as medidas simples de prevenção, inclusive divulgando fake news, levando grande parte da população a seguir, colocando sua saúde em risco e ocasionando mortes pela Covid-19”, afirma.

Crença em remédios ineficazes

O advogado paranaense Luiz Antonio Leprevost, de 69 anos, foi uma dessas vítimas. Ao saber que estava infectado pelo coronavírus adotou, por conta própria, o uso dos medicamentos hidroxicloroquina e ivermectina, divulgados nas redes sociais como efetivos para tratar a covid-19 mesmo sem comprovação científica. A crença nos tratamentos fez com que ele demorasse para buscar atendimento médico e viesse a óbito em 9 de abril de 2020.

Ele é o pai do atual secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, o ex-deputado estadual Ney Leprevost. O filho, que integra o governo Ratinho Junior (PSD), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contou em suas redes sociais sobre o arrependimento do pai: “Ele desabafou e disse ter se arrependido de ter acreditado nos remédios.”

Outro filho, o vereador Alexandre Leprevost (PSD), foi mais crítico em discurso na Câmara Municipal de Curitiba. “Meu pai, apesar de induzido pelas falas do nosso líder maior, sempre se cuidou. Mas estava na crença ferrenha do tratamento precoce. Falava disso como se fosse médico. Quando começou a ficar em pé, do nada, ele começou a ficar fraco novamente, com uma coloração amarela. Voltou ao hospital e entrou em coma. Dessa vez os problemas estavam no fígado, no rim, e podem ter sido gerados pelo excesso de remédios como ivermectina e a cloroquina, que já tomava antes mesmo de contrair a doença”, relatou.

Bolsonaro foi um dos principais defensores de tratamentos usando ivermectina e cloroquina, comprovadamente ineficazes contra a covid-19. Foi Bolsonaro também quem disseminou inúmeras fake news, como a de que quem pegou Covid-19 não precisa se vacinar e, recentemente, que a vacina aumento o número de pessoas infectadas com o vírus do HIV, levando o Facebook, Instagram e Youtube a retirarem do ar o vídeo com essa sua fala.

Revolta com as falas do presidente

Letícia Cruz, 22 anos, do município de Campo Largo (PR), diz se sentir revoltada com as falas do presidente que levaram muitos a acreditar nele. “Minha madrinha não se vacinou por acreditar nas besteiras que o Bolsonaro falou sobre a vacina. Dizia que o presidente estava certo em chamar de 'país de maricas', porque tinham medo de uma 'gripezinha'", conta.

Sua madrinha, a professora aposentada Célia dos Santos Constatino, 54, faleceu de Covid-19 em janeiro de 2021. “Foi intubada, sem poder se despedir da família”, diz Letícia.

Estudo realizado na Austrália por epidemiologistas e especialistas em infodemia mapeou o impacto de notícias falsas na sociedade. Num ranking dos 52 países mais afetados por fake news sobre vacinas e covid-19, o Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Sarah Fernandes, Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini