Pandemia avança

Brasil registra recorde de novos casos da covid-19 com mais de 130 mil confirmações em 24 horas

Média móvel de novas contaminações é a pior já observada em território nacional

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sistema de saúde sente a pressão do crescimento da covid no Brasil - ©Sergio Lima / AFP

O Brasil registrou mais de 137 mil novas contaminações pelo coronavírus somente nesta terça-feira (18). É o maior número de casos positivos da covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia em solo nacional. 

Antes disso, o país só havia superado a marca de 100 mil casos por dia em três ocasiões. Na sexta-feira (14) da semana passada, quando foram relatados cerca de 112 mil testes positivos, e nos meses de março e junho de 2021, pior momento da emergência sanitária.

::Gripe e ômicron: menos letais mas muito transmissíveis, surtos aumentam a ocupação hospitalar::

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o recorde levou a média móvel de infecções a um patamar inédito. Calculada a partir dos números dos últimos sete dias, ela superou 83 mil. O cenário mais preocupante até então também havia sido observado em junho do ano passado, quando o resultado em 24 horas superou 77 mil.

O ritmo de crescimento das infecções se intensifica sem parar há quase um mês. Desde 22 de dezembro, a média móvel de contaminados já cresceu quase trinta vezes. Os números reais podem ser ainda mais expressivos, já que o sistema de informações do Ministério Da Saúde ficou mais de um mês fora do ar e só foi retomado nesta semana.

Veja também:

Com isso, os registros dos estados foram prejudicado e ainda existe a possibilidade de represamento de informações. Nesta terça-feira (18), o Conass informou que os dados do Piauí não foram repassados por problemas técnicos.

O avanço das mortes não acompanha o mesmo ritmo de crescimento e segue em níveis considerados baixos. Ainda assim, a média móvel de óbitos cresce há quase duas semanas. Mais de 621 mil pessoas perderam a vida por causa da covid no Brasil. Nesta quinta, foram registrados 351 óbitos.

Edição: Vinícius Segalla