A partir da próxima segunda-feira (17) a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estarão pagando as parcelas do abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano de 2021, aos trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho. Os valores das parcelas variam de acordo com o número de meses trabalhados em 2021.
Ao todo, mais de 4 milhões de pessoas serão beneficiadas com o pagamento das parcelas. Além dos nascidos em maio e junho, receberão também no mês de abril os servidores públicos que possuem os números 2 e 3 como último dígito do Pasep.
Também receberão a parcela os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril que enfrentaram divergências de dados no sistema nos meses em que deveriam ter recebido o benefício.
Quem possui direito ao benefício, que pode chegar a até R$1.302, são os trabalhadores vinculados a empresas privadas inscritos no Programa de Integração Social (PIS) e servidores públicos inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Para receber o dinheiro o trabalhador deve estar inscrito em um dos programas há pelo menos cinco anos. Além disso, deve ter recebido no ano de 2021, em média, até dois salários mínimos por mês. Vale ressaltar que a pessoa deve ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de referência.
Os inscritos no PIS recebem o valor pela Caixa Econômica Federal e os trabalhadores inscritos no Pasep têm acesso ao dinheiro por meio do Banco do Brasil. Os saques poderão ser feitos em caixas eletrônicos e em agências lotéricas até o dia 28 de dezembro deste ano.
No total, 23 milhões de trabalhadores devem receber o benefício neste ano. O calendário de pagamentos, que se baseia no mês de nascimento da pessoa, está previsto para terminar no mês de julho com os nascidos em novembro e dezembro.
Para consultar o recebimento
Desde o início desta semana os trabalhadores podem usar os aplicativos Caixa Trabalhador, Caixa Tem e o Portal Cidadão para realizarem consultas acerca do recebimento das parcelas.
A consulta, que está sendo disponibilizada pela Caixa, permite ao trabalhador saber o valor do abono salarial que será recebido, além do dia em que o dinheiro cairá na conta bancária.
Para obter mais informações, os trabalhadores podem ligar gratuitamente na plataforma do governo federal, a Central Alô Trabalhador, pelo número 158.
Edição: Rodrigo Durão Coelho