Foi aberta oficialmente no final da tarde desta quarta-feira (22) a 20a Jornada de Agroecologia, em Curitiba. O início do evento foi marcado por um show do bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis
A jornada acontece no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) até domingo (26). Lá foram montados uma feira da agrobiodiversidade, espaço para alimentação e feira de artesanatos.
Neles, são vendidos produtos dos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da Economia Solidária, incluindo empreendimentos econômicos solidários da Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade.
Também acontecerão durante a jornada rodas de conversas sobre agroecologia e saúde popular. Ainda estão previstos atos políticos e uma marcha por Curitiba.
Histórico
Está é a quarta vez consecutiva que a capital do Paraná recebe a jornada. Ela foi criada em 2002 e ao longo dos anos já passou por diversas regiões do estado.
A 20ª Jornada de Agroecologia é organizada de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos populares, coletivos e instituições de ensino.
"Ela retrata o processo organizativo dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da agricultura. É uma experiência fantástica de articulação do campo e da cidade”, aponta Vanda de Assis, militante e educadora popular do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), uma das organizações que compõem a construção do evento.
Edição: Rodrigo Durão Coelho