Bahia

Programa de rádio

Programa Brasil de Fato Bahia desta semana destaca edital de fomento a hortas comunitárias

Tem ainda entrevista sobre consequências das mudanças climáticas para a caatinga

Salvador |

Ouça o áudio:

Programa Brasil de Fato Bahia vai ao ar em 30 rádios comunitárias por todo o estado - Divulgação

O programa dessa semana inicia com informações sobre o edital de fomento à implantação e desenvolvimento de hortas comunitárias recebe inscrições até o dia 09 de dezembro. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia visa auxiliar projetos comunitários rurais e periurbanos na criação de hortas que garantam uma alimentação saudável para as comunidades, além de comercialização dos excedentes.

A seguir, a entrevista desta semana é com o pesquisador Mário Ribeiro Moura do Instituto de Biologia da Unicamp. Ele participou de uma pesquisa realizada por três universidades brasileiras que apontou que, mesmo nos cenários mais otimistas, em que o mundo consiga cumprir o Acordo de Paris para conter as mudanças climáticas, ainda assim, a caatinga vai sofrer alterações que levarão à perda de espécies em toda sua área.

Em outra matéria, vamos tratar da média anual de assassinatos de pessoas quilombolas que, entre 2018 e 2022, é quase o dobro dos dez anos anteriores. Nesse período, foram registradas 32 mortes em todo o país. Tem ainda as notícias culturais do estado no Cultura em Foco, os 40 anos do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e o manifesto de organizações populares contra Paulo Gonet na PGR.

O programa Brasil de Fato Bahia também é veiculado nas rádios comunitárias de Anguera, Antonio Gonçalves, Baixa Grande, Brumado, Campo Alegre, Capim Grosso, Conceição do Almeida, Correntina, Cruz das Almas, Inhambupe, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Itaetê, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Macajuba, Miguel Calmon, Nazaré, Paratinga, Piritiba, Quixabeira, Remanso, Ruy Barbosa, Santaluz, Tucano e Xique-Xique.

E está disponível de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do e-mail.

 

Edição: Gabriela Amorim