LUTA POR VALORIZAÇÃO

Greve de servidores técnico-administrativos da UFRGS, UFSCPA e IFRS entra em sua segunda semana

'Queremos que as universidades e institutos federais estejam no orçamento', afirma coordenadora-geral do sindicato

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Mobilização dos grevistas no Campus Centro da Ufrgs - Foto: Divulgação/Assufrgs

A greve dos servidores técnicos-administrativos de instituições federais de ensino entra em sua segunda semana de mobilização no Rio Grande do Sul com uma intensa agenda de atividades.

O Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFSCPA e IFRS (ASSUFRGS) definiu adesão à paralização nacional por tempo indeterminado no dia 18 de março, tendo como principais reivindicações a defesa de mais orçamento para as universidades e IFs, reestruturação da carreira e reposição salarial.

A coordenadora-geral do ASSUFRGS, Tamyres Filgueira, afirma que "a semana será de muita mobilização entre os colegas servidores" da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

“A greve começou forte na semana passada, com vários setores aderindo. Vamos continuar mobilizando para pressionar o governo a negociar, queremos que as universidades e institutos federais estejam no orçamento", destaca. Mais de 50 setores das três instituições aderiram ao movimento grevista, totalmente ou parcialmente.

A dirigente informa que, em todo o Brasil, estão em greve 44 dos 48 sindicatos da base da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). O total de instituições com a greve deflagrada já chega a 70 em todo o país.

Os sindicatos que aderiram ao movimento defendem que o governo federal amplie o orçamento para as universidades e institutos federais e cobram reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos e reposição salarial. No RS, a ASSUFRGS também traz pautas locais, como destituição da reitoria da UFRGS e garantia de paridade na escolha para reitor, e realização de concurso público na UFCSPA e no IFRS.

Movimentos na primeira semana

Na semana passada, o movimento grevista realizou atividades de panfletagem nos campi das três instituições. A diretoria do sindicato também se reuniu com o reitor do IFRS, Julio Xandro Heck, para debater a greve, no dia 18 de março. Filgueira conta que ele sinalizou apoio às reivindicações e disse que, por parte do IFRS, não terá nenhum tipo de perseguição aos trabalhadores. Caso ocorra, afirmou, deverá ser comunicado à Reitoria.

A ASSUFRGS esteve reunida ainda com a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda, na sexta-feira (22). Segundo Ricardo Souza, coordenador jurídico e relação de trabalho do sindicato, a reitoria manifestou incentivo à adesão do corpo técnico à greve e total apoio as pautas. Da mesma forma, "firmou compromisso em não haver retaliação ou perseguição no cenário de greve e que qualquer questão de chefia ou colega que perseguir ou retaliar, deve ser levado a Progesp [Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas]".

Os grevistas também tentaram entregar documento solicitando reunião com a Reitoria da UFRGS. O sindicato diz que os grevistas não puderam acessar o prédio do gabinete do reitor e a entrega do ofício teve que ser feita através da grade.

Apoio de docentes

Na quinta-feira (21), a seção do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior na UFRGS (ANDES/UFRGS), que representa professores da universidade, aprovou uma moção de apoio à greve nacional dos servidores dos técnico-administrativos em educação.

"A demanda por reajuste salarial, realização de concursos públicas e revisão da carreira são elementos fundamentais para a qualificação do serviço público prestado às comunidades acadêmicas", diz trecho da nota, que recorda ainda a "incontornável necessidade de garantir que decisões do Consun [Conselho Universitário] sejam cumpridas: a paridade na consulta à comunidade para escolha de reitores e ao fim da intervenção".

Agenda de atividades da segunda semana do movimento grevista na UFRGS, UFCSPA e IFRS:

25/03 (segunda-feira)

09h – Arrastão de Greve no Campus Centro – Local: Em frente à Faced UFRGS. Pauta: Fundo de Greve
14h – Arrastão de Greve no Campus Olímpico (Esefid UFRGS). Pauta: Informes da greve local e nacional

26/03 (terça-feira)

09h – Assembleia Geral de Filiados – Local: Auditório do Prédio 3 da UFCSPA – Pauta: Chama extra – Fundo de Greve
10h – Assembleia Geral de Greve – Local: Auditório do Prédio 3 da UFCSPA – Pauta: Informes do Comando Local de Greve e do Comando Nacional de Greve; Conjuntura;
14h – Arrastão de Greve IFRS Campus Restinga

27/03 (quarta-feira)

09h – Seminário Virtual “Conjuntura do sindicalismo do serviço público federal em tempos de greve” – Com Maurício Mulinari – Economista e mestre em Serviço Social (UFSC); Assessor sindical – Inscrições Aqui
14h – Reunião Comando Local de Greve – Local: Campus Saúde (a definir)

28/03 (quinta-feira)

10h – Roda de Conversa – Avaliação 10 dias de Greve + Almoço por Adesão


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko