Cultura

Festival de teatro oferece premiações para jovens artistas montarem os próprios espetáculos

Apresentações gratuitas acontecem entre os dias 28, 29 e 30 de junho o histórico Teatro Dulcina, na Cinelândia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ao todo, foram inscritos 173 grupos universitários de sete estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pará - Divulgação

Com a missão de incentivar e estimular jovens artistas que estão adentrando no mercado e pretendem seguir carreira teatral, o FESTU – A Festa do Teatro chega a sua 14ª edição de casa nova. Entre os próximos dias 28, 29 e 30 de junho o histórico Teatro Dulcina, na Cinelândia, será palco para as 16 esquetes selecionadas se apresentarem ao público, sempre com entrada gratuita.

Leia também: São João na terra é fogueira, São João no céu é balão!

Ao todo, foram inscritos 173 grupos universitários de sete estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pará, com esquetes de 10 a 12 minutos, onde 67 passaram para a segunda fase. Em uma audição criteriosa, o diretor artístico do Festival, Felipe Cabral, e a bicampeã do FESTU na categoria Melhor Atriz, Julia Stockler, tiveram a missão de escolher somente 16 esquetes para as Mostras Competitivas.

Dentre as selecionadas estão as que tocam em circunstâncias sociais, como uma homenagem às trabalhadoras dos barracões das escolas de Samba; críticas à remoção de famílias na Vila Autódromo; peculiaridades da vida de atores migrantes de outros estados para o Rio de Janeiro; e o universo da capoeira e da palhaçaria.

O festival irá premiar as categorias de Melhor Esquete com um aporte de R$ 30 mil, e Melhor Esquete pelo Júri Popular com R$ 15 mil. Todo o montante deverá ser direcionado à montagem de espetáculos inéditos pelos grupos vencedores. Diversas outras categorias também serão contempladas com premiações como bolsas de estudo em centros de teatro, música e dança na cidade do Rio de Janeiro.

“O público irá se emocionar com as narrativas e os corpos diversos que ocuparão esta edição. Os jovens cada vez mais querem falar sobre suas realidades, suas questões, suas vivências, suas angústias, seus sonhos e transformar suas vozes em teatro. Sempre com muito humor, afeto, ironia, amor, música, dança, canto e gritos de denúncia”, observa Felipe Cabral.

O festival tem realização da agência Araucária, com patrocínio da empresa Multiterminais -Logística Integrada e da Rede Globo. Grandes nomes do teatro brasileiro já participaram como jurados, como Wolf Maia, Zezé Polessa, Lília Cabral, Milton Gonçalves, Babu Santana, Malu Galli, Marília Pêra, Jéssica Ellen e Renata Carvalho. 

As apresentações dos 16 grupos finalistas para a banca de jurados e para o público serão realizadas em dois dias, sendo oito esquetes na sexta-feira (28), e as outras oito no sábado (29). A cerimônia de premiação dos vencedores, com a entrega dos patrocínios, será no domingo (30).

SERVIÇO

14ª EDIÇÃO DO FESTU – A Festa do Teatro
Data: 28, 29 e 30 de junho
Horário: Sexta e Sábado às 19h e Domingo às 17h
Local:Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcino Guanabara, n° 17, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse