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China inaugura nova linha de trem-bala após superar meta de construção de ferrovias de alta velocidade

País previa construir 38 mil km de trilhos de alta velocidade até 2025 e 45 mil até 2030, número que já foi alcançado

Brasil de Fato | Wuwei (China) |

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Inauguração do trecho ferroviário de alta velocidade entre Lanzhou e Wuwei, na província chinesa de Gansu - Mauro Ramos

A China inaugurou no final de junho na província de Gansu, na região noroeste do país, mais um trecho de trens de alta velocidade.

A linha, que conecta a capital da província, Lanzhou, à cidade de Wuwei, contará com trens que operam a uma velocidade máxima de 250 km por hora, passando por seis estações e se estendendo por 193 km.

O novo trecho faz parte de uma ferrovia maior que conecta a capital de Gansu à capital de Xinjiang, a cidade de Urumqi. Com mais de 1,9 mil quilômetros, ela é a maior da região Noroeste do país e a única que conecta a Região Autônoma de Xinjiang com o resto da China.

Ela percorre o Corredor de Hexi, um trajeto histórico e o mais importante da Antiga Rota da Seda nesta região.

A nova linha marca também a superação da meta de construção de ferrovias de alta velocidade que estava prevista para 2030. Segundo informou o Conselho de Estado da China no começo deste ano, o país já possui os 45 mil km de linhas de trem-bala.

Os projetos começaram em 2004, quando o governo chinês criou o Plano de Rede Ferroviária de Médio e Longo Prazo, que determinou que a capacidade de transporte do país deveria atender as necessidades do desenvolvimento econômico e social nacional. O plano foi revisado em 2016, onde foram estipulados alguns dos objetivos alcançados com antecedência.

O plano incluiu o projeto de uma rede de ferrovias de alta velocidade chamado "oito verticais e oito horizontais". A meta foi a de duplicar a rede anterior para melhorar a conexão entre as regiões Norte e Sul, e entre o Leste e o Oeste do país.


Jovens de diversas etnias da província de Gansu na inauguração da linha de alta velocidade entre Lanzhou e Wuwei / Mauro Ramos

Outro objetivo traçado pelo plano é expandir a rede de trens de alta velocidade até conectar todas as cidades com populações de mais de meio milhão de habitantes. Segundo o último censo, a China possui 105 cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

Em um estudo publicado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento, o especialista em transporte Manmohan Parkash afirmou que uma das razões do sucesso dos projetos é o fato de a China possuir "uma força de trabalho disciplinada e qualificada que apoia ativamente a gestão quando novas técnicas, práticas de trabalho e medidas de eficiência são introduzidas".

Para o especialista “a prestação de serviços de transporte de baixo custo e de longa distância para a circulação de passageiros e mercadorias deve ser a principal contribuição das ferrovias para o desenvolvimento econômico do país”.


Mapa do planejamento ferroviário de alta velocidade chamado "oito verticais e oito horizontais" na China / "China Contemporânea"

Conectividade e revitalização rural

A nova linha inaugurada em Gansu no final de junho mudou o potencial do transporte na região, aumentando a capacidade de transporte de passageiros e liberando linhas para o traslado de mercadorias, explica ao Brasil de Fato Wang Dalin, funcionário do China Railway Lanzhou.

"[A ferrovia] Lanzhou-Urumqi desempenhou um papel muito importante na revitalização rural, na construção do Cinturão e Rota e na abertura da conexão ferroviária China-Europa”, disse.

Uma das novas estações fica em Tianzhu, um condado de maioria étnica tibetana que tem como atividades principais a agricultura, pecuária e turismo.

Ao Brasil de Fato, Hao Yuqin, da Companhia de Turismo Cultural de Tianzhu, acredita que a nova estação vai contribuir para a comercialização dos produtos agrícolas do condado, como a carne de iaque, que vem do bovino de grande porte típico dessa região.

O desenvolvimento da malha ferroviária de alta velocidade na China tamém é visto como um elemento importante da revitalização rural, um programa que dá continuidade às políticas de erradicação da extrema pobreza no país. Além de impulsionar o turismo local, novas estações de alta velocidade no interior do país podem incentivar novos pequenos negócios e gerar empregos, evitando a migração interna em busca de oportunidades.

"A abertura da nossa ferrovia de alta velocidade também desempenhou um grande papel no desenvolvimento da nossa economia e da indústria do turismo no condado de Tianzhu. [...] Então bem-vindos todos a nosso condado, para provar alguns de nossos produtos", disse Hao Yuqin.

Edição: Lucas Estanislau