SUSTENTABILIDADE

Encontro de comunidades tradicionais do Médio Espinhaço (MG) acontece neste fim de semana

Iniciativa é organizada pelo projeto “Agrosol”, que quer ampliar a valorização da produção agroecológica local

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Unindo a tradição rural ao desejo de proteção e regeneração da biodiversidade local, nasceu o “Agrosol - Um Viva à Sociobiodiversidade” - Intercâmbio Cultural do Médio Espinhaço, Morro do Pilar

Um encontro de comunidades tradicionais e agroecologia acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. A perspectiva é reunir comunidades, apoiadores e aliados do projeto “Agrosol - Um Viva à Sociobiodiversidade”, que tem o objetivo de fortalecer as comunidades urbanas, rurais e quilombolas da região do Médio Espinhaço mineiro.

O projeto

Unindo a tradição rural ao desejo de proteção e regeneração da biodiversidade local, nasceu o “Agrosol - Um Viva à Sociobiodiversidade”, projeto que atua nos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Morro do Pilar e Serro, convocando as comunidades à união pela agricultura familiar.

Fruto da parceria entre o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Espinhaço (AMME/CIMME) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Agrosol se propõe a oferecer um conjunto de ações para impulsionar o desenvolvimento rural e sustentável dessas comunidades, como mutirões colaborativos e circuito formativo para capacitações técnicas em cooperativismo, economia solidária e associativismo.

A iniciativa é gerenciada pelo Instituto Citadelle e pela Gerenciar Consultoria.

Os coordenadores do projeto acreditam que, com o Agrosol, a agricultura familiar do Médio Espinhaço não apenas se fortalece, mas também se reinventa, encontrando novas formas de prosperar em harmonia com a natureza e preservando o legado de gerações passadas.

Lançamento da marca para identificação dos produtos da região

Um dos marcos mais recentes do projeto foi o lançamento da marca regional "Raízes do Espinhaço", construída para promover seus produtos e sua história, dando visibilidade para a região e valorizando a cadeia produtiva da agricultura familiar e tradicional.

O selo acompanhará todos os grupos parceiros, como uma representação simbólica do compromisso com a preservação da sociobiodiversidade e o fortalecimento dos produtos familiares da região. 


Reprodução / Logomarca desenvolvida pela parceria Iara Zorzal, IGHARA.

 

Serviço:

Agrosol - Um Viva à Sociobiodiversidade

Encontro de Comunidades Tradicionais e Agroecologia do Médio Espinhaço

12 a 14 de Julho de 2024

Conceição do Mato Dentro, Tapera, MG

Informações: E-mail: [email protected]

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Ana Carolina Vasconcelos