embolou

Reviravolta: pesquisa Quaest em Fortaleza mostra empate técnico entre os quatro primeiros colocados

Capitão Wagner e Sarto perdem espaço e veem crescimento de Fernandes, apoiado por Bolsonaro, e Leitão, candidato de Lula

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Essa é a primeira pesquisa do instituto na capital cearense após o início da propaganda eleitoral - Lindomar Cruz/Arquivo Senado

O Instituto Quaest divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos na cidade de Fortaleza após o início da propaganda eleitoral gratuita. Os números publicados nesta quarta-feira (11) mostram o candidato Capitão Wagner (União) ainda à frente, com 24% das intenções de voto, mas com 7% a menos do que no levantamento anterior. 

José Sarto (PDT), que aparecia na segunda colocação na pesquisa de 28 de agosto, caiu 4%, aparecendo com 18%, em quarto lugar. 

Por outro lado, o levantamento traz o crescimento expressivo dos candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) aparecem empatados na segunda colocação com 21% das intenções de votos. No cenário anterior, ambos tinham 14%. 

Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os quatro estão em cenário de empate técnico. 

Apenas outros dois candidatos pontuaram na pesquisa. Eduardo Girão (Novo) tem 2%, contra 3% na pesquisa de agosto, e Técio Nunes (Psol) tem 1%, mesma pontuação da sondagem anterior. Nulos e brancos somaram 8% (ante 9% em agosto) e indecisos são 5% (aumento de 1%). Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU) e George Lima (Solidariedade) não pontuaram.

O Instituto Quaest ouviu 900 pessoas entre 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%. De acordo com as exigências da lei eleitoral, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-05405/2024. 

Edição: Thalita Pires