apesar das enchentes

Quaest: Melo tem 41% e Maria do Rosário aparece com 24% na disputa pela prefeitura de Porto Alegre

Juliana Brizola (PDT) vem em seguida, com 17%, e Felipe Camozzato (Novo) aparece com 3%

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Disputa em Porto Alegre deve se encaminhar para segundo turno com as chapas de Maria do Rosário e Sebastião Melo - Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Alex Rocha/PMPA

A segunda pesquisa de intenção de voto da Quaest para a prefeitura de Porto Alegre, divulgada nesta terça-feira (17), mostra o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) com 41% e a deputada federal Maria do Rosário (PT) com 24%. Como a margem de erro é de 3%, Melo tem entre 38% e 44% e Rosário, entre 21% e 27%.

Na sequência, aparecem Juliana Brizola (PDT) com 17% e Felipe Camozzato (Novo) com 3%. Cesar Pontes (PCO), Luciano do MLB (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Carlos Alan (PRTB) não pontuaram.

Dos entrevistados, 6% se dizem indecisos. Brancos, nulos e que não vão votar são 8%. Essa pontuação surge na pesquisa estimulada, ou seja, o eleitor recebe um cartão com os nomes dos candidatos.

Na espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos à prefeitura, Melo registra 27% das citações, seguido por Rosário, com 13%. Juliana aparece com 6%, e Camozzato tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

O levantamento foi contratado pelo Grupo RBS e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número RS-00134/2024. Foram ouvidos 900 eleitores da capital gaúcha entre 14 e 16 de setembro.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O nível de confiança significa que, se a pesquisa for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.

Rodadas

Serão três rodadas de sondagem da Quaest no primeiro turno em Porto Alegre. A primeira, divulgada em 28 de agosto, mostrou empate técnico entre o atual prefeito e Maria do Rosári, com 36% e 31%, respectivamente. Considerando a margem de erro, Melo tinha entre 39% e 33% e Rosário, entre 34% e 28%.

Edição: Thalita Pires