Um conjunto de movimentos sociais realiza nesta terça-feira (30) uma caminhada das mulheres contra a escala de trabalho 6 por 1 e em defesa de direitos, democracia e igualdade. A concentração será às 16h no Museu da República, com saída da caminhada às 17h30 em direção ao Congresso Nacional.
A mobilização é organizada por entidades nacionais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcha Mundial das Mulheres, Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e União Brasileira de Mulheres.
“Nós vimos recentemente o quanto que a pressão popular pode provocar mudanças. A classe trabalhadora continua mobilizada e nessa terça-feira é a vez das mulheres irem para as ruas.” destaca Amanda Corcino, secretária da mulher trabalhadora da CUT.
As mulheres caminharão na capital do país por Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas. “Queremos viver em um estado soberano, defendemos a autodeterminação dos povos e a democracia que se realize nas instituições estatais, na sociedade e nas nossas vidas cotidianas”, diz a convocação da AMB.
Políticas para as Mulheres
A atividade ocorre paralela à programação da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que iniciou nesta segunda-feira (29) e reunirá cerca de 4 mil mulheres até a próxima quarta-feira (1º) para discutir ações e políticas voltadas para essa população.
A 5ª CNPM tem como objetivo central promover um diálogo entre representantes da sociedade civil e o poder público sobre as políticas voltadas às mulheres. A abertura oficial realizada na manhã desta segunda-feira (29) contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, de demais ministras e ministros de Estado, além de representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, lideranças sociais e políticas.
Serviço
Caminhada das Mulheres
Terça-feira (30)
16h – Concentração no Museu Nacional da República
17h30 – Caminhada até o Congresso Nacional