Comunicação popular

Tabloide regional: Brasil de Fato RJ completa três anos

É esse o jornalismo que nos desafiamos a fazer, aquele que está do seu lado

Rio de Janeiro |

O que o futuro nos reserva? Essa era a pergunta que nós, do Brasil de Fato RJ, fazíamos em maio de 2013. Lançamos, naquele mês, o modelo de jornal tabloide distribuído gratuitamente. Vínhamos de uma experiência de dez anos de outro formato, distribuído por assinatura em todo o Brasil. Mas nos perguntávamos: “estamos sendo bem sucedidos no objetivo de dialogar com o povo”? 

Continua após publicidade

Da resposta a essa questão surgiu a primeira experiência regional do Brasil de Fato tabloide, que é esse modelo menor, de 16 páginas e distribuição gratuita. Da parceria com organizações sindicais, movimentos populares e lutadores e lutadoras do povo brotou esse jornal que você recebe toda segunda e quinta. Além do Rio de Janeiro, já estamos em Minas, São Paulo, Pernambuco e estamos chegando no Paraná e Ceará.

Em nossas páginas, você encontra notícias sobre o futebol, novela, horóscopo, política, receitas, economia, cultura, saúde, direitos trabalhistas, palavras cruzadas, educação e tudo mais que acontece no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Sempre com o compromisso de manter você informado ou informada.

Nosso compromisso é com você

Não acreditamos na existência da neutralidade jornalística. As organizações Globo ou a Veja dizem para você que são neutros e objetivos. Afirmamos que isso é impossível em uma sociedade dividida em interesses tão diferentes como a nossa. A grande mídia apenas esconde que representa os interesses dos poderosos.

Em nossa capa você lê, logo abaixo do nome do jornal, “uma visão popular do Brasil e do mundo”. É esse o jornalismo que nos desafiamos a fazer, aquele que está do seu lado.

Chegamos, no dia primeiro de maio, dia internacional do trabalhador e da trabalhadora, aos nossos três anos. Queremos dividir com vocês uma alegria: nas próximas semanas teremos nossa terceira edição semanal. Você terá mais informação, notícia e diversão em mais um dia de Brasil de Fato RJ. Esperamos, em breve, anunciar mais novidades.

Onde o Brasil de Fato estará?

Nesse momento em que nos perguntamos o que o futuro reserva ao nosso país, o Brasil de Fato responde: o futuro reserva aquilo que coletivamente nos esforçarmos por construir. Se lutarmos juntos, poderemos derrotar o golpe que as elites querem dar contra a democracia e contra os direitos do povo.  Se não barrarmos o golpe, teremos que lutar mais ainda para resistir aos ataques que sofreremos. De todo modo, temos uma certeza: o Brasil de Fato continuará junto do povão.

Edição: ---