A FIFA decidiu que a partir de junho o futebol mundial terá novas regras. No Brasil, as mudanças foram adiantadas em virtude da diferença de calendário e passam a valer para os Campeonatos Brasileiros da Série A e B.
Entre as principais mudanças estão alterações no campo de jogo, interferência externa na partida e até nas decisões tomadas pelo árbitro da partida. Confira as alterações essenciais nas regras do futebol.
Tiro de meta: Não há possibilidade de gol contra na cobrança. Caso a bola entre contra a meta da equipe responsável pela cobrança será marcado um escanteio contra o time.
Falta: Uma infração com contato físico contra substitutos, representantes da equipe, árbitros e outros agentes passará a ser marcada por tiro livre direto. A falta fora de campo será punida com tiro livre sobre a linha que delimita o campo do jogo, podendo inclusive resultar em pênalti dependendo do local da infração.
Cobrança de pênaltis: Mesmo se um jogador estiver fora de campo ao final do jogo por contusão, ele estará apto a cobrar pênaltis no caso desta ser a forma prevista em regulamento para desempate de uma partida.
Árbitro: Não poderá mais mudar uma decisão tomada após o reinício do jogo. O objetivo é evitar polêmicas, como recentemente tem acontecido, de acusações de interferências externas nas decisões da arbitragem.
Jogadores: Se um jogador fora do campo de jogo, gandula ou agente externo à partida, interferir em uma jogada será marcado tiro livre direto ou pênalti. Anteriormente este tipo de situação acabava por privilegiar o infrator, uma vez que ele não era reconhecido como um agente no campo de jogo.
Edição: ---