Futebol

Futebol tem novas regras a partir deste Campeonato Brasileiro

Mudanças passam a valer em todo o mundo a partir de junho

Redação (PR) |
Entre as principais mudanças estão alterações no campo de jogo, interferência externa na partida e até nas decisões tomadas pelo árbitro da partida.
Entre as principais mudanças estão alterações no campo de jogo, interferência externa na partida e até nas decisões tomadas pelo árbitro da partida. - Mateus Pereira

A FIFA decidiu que a partir de junho o futebol mundial terá novas regras. No Brasil, as mudanças foram adiantadas em virtude da diferença de calendário e passam a valer para os Campeonatos Brasileiros da Série A e B.

Entre as principais mudanças estão alterações no campo de jogo, interferência externa na partida e até nas decisões tomadas pelo árbitro da partida. Confira as alterações essenciais nas regras do futebol.

Tiro de meta:  Não há possibilidade de gol contra na cobrança. Caso a bola entre contra a meta da equipe responsável pela cobrança será marcado um escanteio contra o time.

Falta: Uma infração com contato físico contra substitutos, representantes da equipe, árbitros e outros agentes passará a ser marcada por tiro livre direto. A falta fora de campo será punida com tiro livre sobre a linha que delimita o campo do jogo, podendo inclusive resultar em pênalti dependendo do local da infração.

Cobrança de pênaltis: Mesmo se um jogador estiver fora de campo ao final do jogo por contusão, ele estará apto a cobrar pênaltis no caso desta ser a forma prevista em regulamento para desempate de uma partida.

Árbitro:  Não poderá mais mudar uma decisão tomada após o reinício do jogo. O objetivo é evitar polêmicas, como recentemente tem acontecido, de acusações de interferências externas nas decisões da arbitragem.

Jogadores: Se um jogador fora do campo de jogo, gandula ou agente externo à partida, interferir em uma jogada será marcado tiro livre direto ou pênalti. Anteriormente este tipo de situação acabava por privilegiar o infrator, uma vez que ele não era reconhecido como um agente no campo de jogo. 

Edição: ---