Educadores mineiros participaram da etapa final do Fórum Técnico do Plano de Educação do estado, que acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre os dias 15 e 17 de junho. Na manhã do primeiro dia, os professores estenderam faixas que criticavam o governo interino de Michel Temer e discursaram contra as medidas que, na opinião deles, irão piorar a educação no país.
O presidente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Carlos Eduardo Sanches, destacou que o governo federal deve manter sua responsabilidade, junto a estado e municípios, de financiar a educação. “No último dia 31, por meio de medida provisória, o governo federal cortou recursos da educação infantil, que é o maior gargalo de atendimento”, aponta.
Beatriz Cerqueira, presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), destacou que a educação depende da crise política pela qual passa o país. “Podemos não ter o Plano Nacional de Educação se o golpe em curso se consolidar”, afirmou. Segundo Beatriz, há riscos para o piso nacional da educação e a verba investida no setor.
A presidenta da CUT defendeu também que a ideologia de gênero seja tema discutido nas escolas. "Há pouco tempo 30 homens estupraram uma jovem carioca, ontem em Dourados um índio Guarani Kaiowá foi morto, além dos 50 assassinados na boate em Orlando. Esses três episódios lembram que temos um grande desafio para todos que querem discutir educação. Porque se nós não fizermos da escola um lugar da diversidade, dos negros, das mulheres, dos índios, nós seremos os responsáveis também por essas mortes", declara.
Educação dos próximos 10 anos
Depois de 13 meses de trabalho, 12 encontros regionais, debates públicos e uma consulta na internet, o Fórum Técnico chega ao fim, adicionando contribuições ao Plano Estadual de Educação. O plano, contido no Projeto de Lei 2882/15, formula as diretrizes do ensino público mineiro para os próximos dez anos. Na semana que vem, o PL será encaminhado ao plenário da Assembleia para ser votado pelos deputados em dois turnos.
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