Câmara

Lindbergh Farias: "Não tem sentido [o PT] apoiar o nome do DEM "

Para senador, o apoio do PT a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara seria um grande erro político 

São Paulo (SP) |
"Não tem nada que justifique um apoio à candidatura do DEM, que volto a dizer, são aliados do Eduardo Cunha e patrocinaram esse golpe"
"Não tem nada que justifique um apoio à candidatura do DEM, que volto a dizer, são aliados do Eduardo Cunha e patrocinaram esse golpe" - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A assessoria de imprensa do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) divulgou um vídeo no Facebook na tarde desta segunda-feira (11) exibindo o posicionamento do parlamentar contra o suposto apoio do Partido dos Trabalhadores à candidatura do líder do partido Democratas (DEM), Rodrigo Maia, para a presidência da Câmara dos Deputados. 

A eleição, que provavelmente ocorrerá nesta quarta-feira (13), vai escolher o substituto do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à presidência da Casa na última quinta-feira (7).

No vídeo, Farias afirma que o apoio seria um grande erro político, uma vez que o DEM era aliado de Cunha.

“Eu vi muitas matérias falando de um apoio do PT ao líder do DEM, Rodrigo Maia. Eu liguei para vários parlamentares porque acho que isso seria um grande equívoco, um grande erro. Não tem sentido apoiar o nome do DEM ou do PSDB contra o centrão. Todos participaram desse golpe contra a presidenta Dilma. Eu tenho confiança que a bancada do PT não vai fazer isso. Não tem nada que justifique um apoio à candidatura do DEM, que, volto a dizer, são aliados do Eduardo Cunha e patrocinaram esse golpe”, afirmou o senador. 

O “centrão” a que ele se refere inclui os líderes do PSD, PP, PR, PTB e de outros partidos médios que pretendem apoiar a candidatura do deputado Rogério Rosso, líder do PSD, que já conta com o apoio do governo interino e de Cunha.

Para Farias, o apoio do PT pode ser para qualquer partido, desde que o candidato não tenha votado a favor do impeachment de Dilma na votação da Câmara dos Deputados, em 17 de abril.

“Nós estamos divulgando e denunciando esse golpe no mundo inteiro. Então, nossas alianças não podem passar desse limite. Eu confio que a bancada do PT não vai entrar nesse campo do cretinismo parlamentar e apoiar uma candidatura do DEM à presidência da Câmara”, bradou.

Candidatos

A previsão é que haja ao menos 12 deputados disputando o cargo. O PMDB tem dois nomes indicados: Marcelo Castro (PI) e Fábio Ramalho (MG). Além deles, os deputados Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Heráclito Rotes (PSB-PI), Beto Mansur (PRB-SP), Fernando Giacobo (PR-PR),  Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) também anunciaram suas candidaturas.

Maia tem o apoio da antiga oposição ao governo Dilma Rousseff e, supostamente, dos deputados da bancada do PT.

O vencedor da eleição da presidência da Câmara deverá assumir um “mandato tampão” até fevereiro do ano que vem. Ele será responsável por conduzir as principais propostas de interesse do Palácio do Planalto. 

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---