O último sábado (9) marcou o pontapé inicial da Suburbana, competição mais importante do calendário amador de Curitiba. O campeonato abrange 19 regiões, o que possibilita que pessoas de diferentes cantos da cidade se reúnam para tomar aquela cervejinha gelada e apreciar um futebol de raiz, o oposto de um certame profissional com ingressos caros e arquibancadas que perdem o brilho a cada rodada.
A Suburbana divide os times na Divisão Especial, que começa dia 16, e na Série B, que patrocinou a alegria nos alambrados da cidade já na primeira rodada, com a média de 3,7 gols por jogo. Destaque para o “clássico carioca” que terminou com vitória do Bangú (Santo Inácio) sobre o Vasco (Pilarzinho) por 4 a 0. Outros resultados: Vila Sandra 7×1 Olímpico (Xaxim); Bairro Alto 0x2 Hauer; União Ahú 0x3 Santíssima Trindade (Cajuru); Palmeirinha (Tatuquara) 1×0 Grêmio Ipiranga (Capão Raso); São Braz 3×2 Sergipe (Vila Guaíra) e; Shabureya (Ganchinho) 1×2 Fortaleza (Gabineto).
No próximo sábado (16), emoção em dose dupla. Além da segunda rodada da Série B, a bola rola para a Divisão Especial. Os bastidores foram agitados antes do início do torneio, com o licenciamento do Combate Barreirinha por problemas financeiros e o afastamento do Urano por parte da Federação Paranaense de Futebol por conta de um atraso no pagamento do Alvará anual – fato que a diretoria nega.
Das 12 equipes postulantes ao título, oito se classificam para a fase eliminatória e os dois piores serão rebaixados. O campeonato desse ano será marcado por grandes clássicos: Trieste x Iguaçu (Santa Felicidade) e Nova Orleans x Imperial (Zona Oeste), além de três rivais da mesma região – Novo Mundo, Capão Raso e Uberlândia. Atual campeão, o Santa Quitéria busca manter a hegemonia do certame.
A primeira rodada terá os seguintes jogos:
VILA FANNY x OPERÁRIO PILARZINHO (Ismael Gabardo – Vila Fanny)
NACIONAL x TRIESTE (XV de Agosto – Boqueirão)
SANTA QUITÉRIA x IMPERIAL (Gustavo Schier – Novo Mundo)
NOVO MUNDO x CAPÃO RASO (Arena Vermelha – Novo Mundo)
IGUAÇU x UBERLANDIA (Francisco Muraro – Santa Felicidade)
NOVA ORLEANS x RENOVICENTE (José Drulla Sobrinho – Orleans)