Acampamento

Jovens do campo e da cidade definem lutas prioritárias em cenário de golpe

A programação do maior evento organizado pelo Levante Popular da Juventude conta com debates, oficinas e shows

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
7 mil jovens participam do 3º Acampamento do Levante
7 mil jovens participam do 3º Acampamento do Levante - Divulgação / Comunicação 3º Acampa

Uma semana após o Congresso Nacional decidir sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, cerca de 7 mil jovens de todo o país estarão reunidos em Belo Horizonte para definir lutas prioritárias em um cenário político que já aponta perdas para os trabalhadores. O Levante Popular da Juventude promove, entre os dias 5 e 9 de setembro, no estádio Mineirinho, a 3° edição do Acampamento Nacional do movimento.
Thiago Ferreira, 27 anos, da coordenação nacional do Levante, aponta que o golpe será um tema central no evento e destaca que será um momento oportuno para organizar a juventude. “O combate ao golpe não se encerra com o fechamento do impeachment, pelo contrário, só abre um leque de retrocessos”, avalia.

O que é o Levante
É um movimento popular que organiza jovens por todo Brasil pela conquista dos direitos da juventude e pela construção de um projeto popular para o país. Em 2011, o movimento ganhou caráter nacional. A estratégia de mobilização se baseia no tripé organização, formação e luta. Thiago explica que os núcleos de base do movimento estão abertos para acolher novos integrantes que se alinham às propostas do Levante. Para saber mais, acesse: www.levante.org.br

3° Acampa
O acampamento ocorre a cada dois anos, sendo a principal instância de decisão do Levante Popular da Juventude. É neste espaço em que são definidas as linhas de atuação e as bandeiras de luta prioritárias do movimento. A atividade vem crescendo a cada edição, tendo reunido mil jovens na cidade Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul; e 3 mil, em Cotia, no interior paulista.

Programação
Debates, oficinas e atividades culturais fazem parte do roteiro do encontro, que terá como objetivo a elaboração de um Programa Popular para a Juventude Brasileira. O documento tem, inicialmente, dez eixos, que incluem temas que afetam diretamente a vida dos jovens, como acesso ao ensino superior, direito à cidade, cultura, democratização da comunicação, entre outros.

Levante nas ruas: relembre três ações do movimento

Escracho: é uma estratégia de luta inspirada nos “escraches” feitos em países como Argentina e Uruguai para denunciar a falta de justiça em relação aos torturadores da ditadura militar. No Brasil, a prática se ampliou e vem sendo usada também para dar visibilidade a casos de corrupção, preconceito, além de expor políticos que tem defendido o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff.
1. Cunha é alvo de “chuva de dólares” na Câmara Federal
Alvo de denúncias de corrupção, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), então presidente da Câmara Federal, foi surpreendido, em novembro de 2015, por uma chuva de dólares falsos que estampavam a foto dele.


2. Brilhe contra a transfobia: Bolsonaro é surpreendido por “banho de glitter”

Jair Bolsonaro (PP-RJ), deputado conhecido por posições conservadoras, é alvo de escracho em Porto Alegre, no dia 26 de janeiro de 2016. O ato teve objetivo de denunciar a transfobia, a LGBTfobia, o machismo e o racismo do parlamentar.


3. Escracho na casa de Michel Temer
Após aprovação do processo de impeachment, jovens do Levante fizeram ato, no dia 21 de abril deste ano, em frente a casa do então vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP). Rasgando a Constituição, os jovens denunciaram o golpe parlamentar em curso.

 

 

Edição: ---