Representantes de ao menos seis países deixaram o plenário da Organização das Nações Unidas (ONU) durante o discurso de abertura da Assembleia Geral da entidade, feito pelo presidente brasileiro não eleito Michel Temer (PMDB). Dirigentes do Equador, Costa Rica, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela abandonaram o local nesta terça-feira (20), em Nova Iorque (EUA).
O momento de retirada foi registrado e divulgado pelo perfil de Twitter do canal venezuelano TeleSur. No vídeo, é possível escutar o nome de Temer sendo anunciado.
#ENVIDEO | Ecuador, Costa Rica, Bolivia, Venezuela, Cuba, Nicaragua salen de debate ONU al tomar la palabra Michel Temer pic.twitter.com/0zBW8BtniU
— teleSUR TV (@teleSURtv) September 20, 2016
Assim que o processo de impeachment contra Dilma Rousseff se confirmou no Senado, alguns países da América Latina – Equador, Bolívia, Cuba e Venezuela – se manifestaram contrariamente à decisão parlamentar.
Há cerca de 60 anos, tradicionalmente, a sessão de abertura da Assembleia Geral é inaugurada por um brasileiro. O costume nasceu com Oswaldo Aranha, chefe da delegação do Brasil na ONU, em 1947.
Edição: Simone Freire
Edição: ---