Luta

Quatro mil índios se reúnem para a Semana dos Povos Indígenas no Pará

Evento vai até quarta (19) e resgata a identidade e costumes dos povos indígenas da Amazônia

|
75% da população de pouco mais de 120 mil habitantes do município de São Félix do Xingu é indígena
75% da população de pouco mais de 120 mil habitantes do município de São Félix do Xingu é indígena - Thiago Gomes/Agência Pará

Cerca de 4 mil índios participam da Semana dos Povos Indígenas em São Félix do Xingu, no Pará. O evento começou no sábado (15) e vai até quarta (19), data em que é celebrado o Dia do Índio. “O objetivo da semana é resgatar a identidade dos povos indígenas da Amazônia, discutindo políticas públicas e o desenvolvimento dessas sociedades que resistem e lutam pelo fortalecimento e continuidade de seus costumes”, informou o governo do Pará, realizador das atividades.

Ao todo, indígenas de 10 etnias - Caiapó, Tembé, Gavião, Waiwai, Kuxuyana, Xikrin, Guajajara, Parakanã, Surui e Munduruku – participam de atividades culturais, sociais e esportivas. As competições esportivas englobam arco e flecha, provas de atletismo e futsal, entre outras.

O governo do Pará está promovendo ações de saúde e cidadania durante o evento, com serviços de emissão de carteiras de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), assim como primeira e segunda vias de Certidão de Nascimento. No domingo (16), mais de 400 atendimentos foram realizados.

Estão previstos também o lançamento do programa de formação de professores indígenas para o ensino médio regular, palestras e oficinas de audiovisual e fotografia.

Segundo o governo do Pará, a presença dos povos tradicionais nestas terras é datada de mais de 9,5 mil anos.

Hoje, 75% da população de pouco mais de 120 mil habitantes do município de São Félix do Xingu é indígena.

Edição: Lílian Beraldo