A 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária acontece na próxima semana entre os dias 4 e 7 de maio no Parque da Água Branca
Além de trazer produtos saudáveis e agroecológicos, a segunda feira Nacional da Reforma Agrária promete ser também um grande encontro artístico. O evento vai acontecer na próxima semana em São Paulo entre os dias 4 e 7 de maio.
A feira vai reunir, na capital paulista, mais de 600 produtores de todas as regiões e estados do país ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST. De acordo com movimento, 250 toneladas de produtos produzidos nos assentamentos serão comercializados ao longo dos quatro dias.
Liniker, que canta a música Louise do Brasil, que você acaba de escutar um trecho, é uma das diversas atrações recheiam a programação dos quatro dias do evento no Parque da Água, zona oeste da cidade. O rapper paulistano Emicida também tem presença confirmada no evento.
Entre as apresentações da feira está a vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz. A cantora ganhou a estatueta pelo melhor disco contemporâneo com Dancê, em 2015, e já é uma das artistas mais celebradas de sua geração. A cantora, que nasceu na cidade de Santos, mas é mineira de criação, se apresenta no sábado, dia 6 de maio.
"Eu vou participar da segunda feira da reforma agrária com minha produção mais orgânica, meu espaço de luta e resistência, minha maior trincheira, que é o meu show".
Para ela, o evento será a oportunidade de estabelecer diálogo direto entre agricultores e consumidores dos grandes centros urbanos. Tulipa afirma que hoje a alimentação saudável é um posicionamento político. "Eu não quero mais ser enganada pela indústria, nem consumir veneno, eu quero entender de onde vem meu alimento. E como consumidora e cidadã, eu tenho o direito de optar por uma alimentação que não agrida nem meu organismo e nem a terra de onde ele veio".
O cantor carioca Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas Roque Clube, criada em 1997, também vai fazer um show na sexta-feira, dia 5 de maio.
Ele acredita que a música tem um poder muito forte de engajamento político do público. "Quando você mexe com a emoção de uma pessoa e tem em pauta uma questão social, política, de uma reforma agrária, ou de qualquer outra questão que a gente aborda, você acaba tocando as pessoas e trazendo elas para o lado dessa luta".
A programação completa dos shows e outras atividades da 2ª feira Nacional da Reforma Agrária no site mst.org.br e no facebook do MST.
Edição: Anelize Moreira