Entre as atrações da Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorreu na semana passada, no Parque da Água Branca estavam pratos regionais de todo país. Saboroso, além do camarão, o prato conta como um dos principais ingredientes a vinagreira, conhecida como cuxá, uma erva verde escuro, azedinha, que traz diversos benefícios à saúde.
Dona Eli Moreira Lima, do MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra explica como é a planta utilizada na receita tradicional maranhense. “O cuxá é uma planta, é uma erva verde, uma plantinha verde, igual como se fosse um pé de salsa de cheiro verde, só que maior”
Para a receita de arroz com essa importante erva, basta ter os seguintes ingredientes: um tomate, uma cebola, um pimentão, pimentinha de cheiro a gosto, 150 gramas de camarão seco, gergelim, azeite, arroz e, claro, um ramo de vinagreira.
A receita é simples: primeiro se cozinha a folha e depois pica bem como uma faca. A cozinheira maranhense conta mais sobre o preparo. ''A gente refoga todos os temperos no azeite, depois coloca o cuxá e o camarão seco, refoga tudo e depois coloca o arroz e água fervendo".
O azeite utilizado é de de coco de babaçu, comum na região. A maranhense explica que a receita é tradicional. "Aprendi a fazer vendo os mais velhos a fazer, sempre gostei desde criança e aprendi a comer o cuxá, gosto muito".
O cuxá é rico em vitamina A que ajuda a manter a pele e os olhos saudáveis. E vitamina B1 que desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose.
Estudos recentes mostraram que a planta leva vantagem com relação à rúcula e o agrião na abundância de ferro, um nutriente essencial para a vida que atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
O alimento é saúde é uma produção da Radioagência Brasil de Fato em parceria com Portal Saúde Popular. Produção e locução: Juliana Gonçalves. Sonoplastia: Jorge Mayer