A Comissão Guarani Yvyrupa e o Centro de Trabalho Indigenista lançam em São Paulo, nesta terça (29), o projeto Mapa Guarani Digital, uma plataforma interativa e colaborativa que busca organizar e dar maior visibilidade sobre a situação dos territórios dos povos indígenas guarani.
Alimentada por uma ampla rede de colaboradores indígenas e não indígenas, a plataforma online disponibiliza a localização de todas as aldeias guarani no Brasil, além de dados sobre a situação dessas terras.
A plataforma traz também informações sobre antigas ocupações, das quais esses povos foram expulsos, além da localização de cerca de 1.100 sítios arqueológicos guarani.
O projeto Mapa Guarani Digital tem apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Embaixada Real da Noruega.
O evento de lançamento da plataforma vai acontecer no dia 29 de agosto, terça-feira, a partir das seis da tarde, em São Paulo, no Auditório da Ação Educativa, que fica na rua General Jardim número 660, no centro. E terá transmissão ao vivo pelo Facebook.
Edição: Camila Salmazio