No último domingo (29), no palco do concurso de beleza Miss Peru 2018, as candidatas expuseram dados de violência contra mulheres no país. Ao invés de dizer suas medidas (busto, cintura e quadris), prática muito comum nesses concursos, as concorrentes trouxeram números sobre assédio, abuso sexual e feminicídio no país. “2.202 casos de feminicídio foram registrados nos últimos nove anos no meu país” e “Meu nome é Melina Machuca, represento Cajamarca e minhas medidas são: mais de 80% das mulheres da minha cidade são vítimas de violência” foram alguma das frases das candidatas.
O tema também esteve presente em outros momentos da noite. Enquanto as concorrentes desfilavam de biquíni, os organizadores do concurso exibiram no telão recortes de jornais e revistas com notícias de mulheres agredidas ou assassinadas. A organizadora do evento e vencedora do Miss Peru 1987 e de outros concursos de beleza, Jessica Newton, disse que a decisão de dedicar a edição deste ano do concurso à violência de gênero foi para empoderar as mulheres. A atitude das candidatas causou grande comoção nas redes sociais e no Twitter do Peru, durante o evento, a hasthag #MisMedidaSon foi uma das mais utilizadas.
Confira alguns tweets sobre o assunto:
De arrepiar a denúncia das candidatas a Miss Peru,substituindo os nºs das medidas pelo nº de feminicídios e violência contra a mulher.
— Regina Salomão (@ReginaSalomo) 31 de outubro de 2017
Que incrível atitude das mulheres no Miss Peru, ao invés de falar suas medidas, falaram os números do feminicídio!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) 31 de outubro de 2017
https://t.co/4sZzX0tj3Z
Aplaudindo de pé a atitude das concorrentes a Miss Peru
— Kibeira (@plagionacara) 31 de outubro de 2017
Confira o concurso na íntegra:
(*) Com informações do BuzzFeed News.
Edição: Sul21