Entrevista exclusiva com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é destaque desta edição do Programa Brasil de Fato em São Paulo. Lula fala sobre os retrocessos do governo golpista de Michel Temer, que atacam os direitos dos trabalhadores, como a reforma trabalhista, já aprovada, e a reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional. Ao responder as perguntas dos ouvintes, ele comenta os processos que enfrenta na Justiça e aponta que se trata de uma tentativa de tirá-lo das disputas eleitorais.
“Eu nasci para brigar, então quero dizer que eu tava quietinho no meu lugar, eu não precisava ser candidato a presidente, porque eu já fui. Fui bem sucedido. Mas eles cutucaram a onça com vara curta e a onça vai brigar.”
A sintonia do Programa Brasil de Fato São Paulo é a Rádio 9 de Julho AM 1600 aos sábados às 12h20, com reprise aos domingos às 7h. O programa também conta com edições nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Lula inicia nesta segunda-feira (4) mais uma caravana pelo Brasil. Ele já passou por cidades do Nordeste e de Minas Gerais e agora percorrerá os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O ex-presidente aponta que o objetivo das viagens é ver de perto a situação do país, denunciando os desmontes dos direitos trabalhistas e o consequente retorno da pobreza.
“Se eu for candidato em 2018 estou propondo um referendo revogatório, a gente vai ter que pedir autorização no Congresso Nacional pra que possamos mudar muita coisa que foi feito de errado neste governo golpista.”
O programa traz ainda reportagem especial em homenagem ao Frei Henri, que morreu no último dia 26. Amigos próximos e militantes recordam a trajetória dele na luta em defesa dos camponeses.
No quadro Momento Agroecológico tem cerveja feminista. A marca da bebida foi idealizada por quatro mulheres do Rio de Janeiro e homenageia grandes ícones da resistência feminina. O lançamento da Cervejaria Feminista ocorreu durante a inauguração do Armazém do Campo em Belo Horizonte. Uma das idealizadoras da cerveja é Andrea Prestes, neta de Luiz Carlos Prestes, líder do Partido Comunista Brasileiro. A homenageada da vez é a avó de Andrea, Maria Prestes, companheira do líder comunista, que estava presente no evento e conversou com o Brasil de Fato.
Edição: Camila Maciel