Funcionários da rede Carrefour que trabalharam durante os feriados de novembro tiveram uma desagradável surpresa quando viram o contracheque referente ao mês: receberam apenas R$30 por dia trabalhado – menos da metade do que recebiam antes. Um empregado que recebe R$1290 por mês – ou R$43 por dia – deveria receber R$86 por feriado, já que a diária era dobrada nesses dias.
Em reuniões realizadas nas lojas, gerentes informaram que a rede está se adequando ao decreto que torna os supermercados uma atividade essencial, assinado em agosto deste ano por Michel Temer. Agora, os supermercados não são mais obrigados a pagar 100% sobre as horas trabalhadas em feriados e domingos e ficam livres para acordar diretamente com os sindicatos.
Assim, quem esperava R$258 pelos três feriados de novembro acabou recebendo apenas R$90. No fim das contas, a remuneração do feriado trabalhado acabou sendo menor que a de um dia normal. Com isso, os trabalhadores, assim como os colegas dos Supermercados Mundial, decretaram estado de greve. De acordo com os funcionários, 25 demissões aconteceram após o início da mobilização.
“Eles disseram que a empresa está se adaptando ao decreto do Temer. Que isso fazia parte da nova lei do governo. Muitos fizeram compromisso contando com os 100% do feriado e a gente não foi comunicado sobre o que iria acontecer”, explicou um funcionário.
O movimento conta com funcionários das quatro lojas da rede no município do Rio de Janeiro e de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O Carrefour está presente em 150 cidades do Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro são cerca de 1500 funcionários. A rede obteve um lucro 125% maior no terceiro trimestre de 2017.
Em outubro, os empregadores e o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro – que representa os funcionários de supermercados – assinaram uma Convenção Coletiva de Trabalho em que o adicional dos feriados foi substituído por ajuda de custo fixa de R$30 em espécie ou vale-compras. O sindicato, que assumiu as negociações entre grevistas e o Carrefour, alega ter assinado o acordo sob pressão para garantir que outros direitos não fossem cortados.
Os funcionários desligados da empresa após mobilização receberam a justificativa de que as demissões são parte de um corte de gastos. Os trabalhadores garantem, porém, que os demitidos eram nomes engajados no movimento grevista. “Na verdade a empresa nunca teve cortes às vésperas do Natal e Ano Novo. Em 12 anos de casa, nunca vi isso acontecer. Como sempre bati minhas metas, portanto, gerava lucros, fica explícito o motivo de retaliação a fim de desestabilizar o movimento, sim”, conta um ex-funcionário.
Além do corte do feriado e das demissões, os trabalhadores também denunciam assédio moral por parte de gerentes em relação aos envolvidos no movimento. Em assembleia realizada na segunda-feira (18), outros itens foram adicionados à pauta de reivindicações como o fim do desvio de função, pagamento de 100% das horas trabalhadas nos domingos (atualmente elas integram o banco de horas e não são pagas em dinheiro), garantia de folgas adicionais pelos feriados trabalhados e 15 minutos de lanche para que os trabalhadores não fiquem mais de 6h sem alimentação.
“Cumprimento integral da legislação”
Em nota encaminhada por e-mail, a rede diz que está aberta ao diálogo:
“A rede informa que cumpre integralmente a Convenção Coletiva assinada entre o Sindicato dos Empregados e dos Empregadores, motivo pelo qual não prevê nenhum tipo de paralisação. A empresa reforça ainda seu compromisso com os colaboradores e com o cumprimento integral da legislação, permanecendo sempre à disposição para dialogar com as entidades representativas respeitando os limites da lei e da convenção estabelecida entre as partes.”
Edição: The Intercept Brasil