As mobilizações do primeiro semestre deste ano estão entre os destaques do primeiro Programa Brasil de Fato de 2018. João Pedro Stedile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), faz um chamado para o Congresso do Povo Brasileiro, que será organizado pela Frente Brasil Popular. A proposta é discutir com o povo e para o povo um projeto de nação para o Brasil que possa, entre outros objetivos, influenciar estas eleições.
Esta edição traz também as atividades em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro no processo do triplex.
O quadro Mosaico Cultural deste fim de semana homenageia o cartunista, jornalista e escritor mineiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. A morte dele completou 30 anos no último dia 4. Tem ainda o quadro Momento Agroecológico com os conhecimentos ancestrais dos povos da floresta amazônica. O ouvinte vai conhecer os benefícios da andiroba e a importância dessa árvores para a cultura popular da região.
Direto de Belo Horizonte, tem reportagem de Amélia Gomes sobre a criação da Pastoral da Diversidade Sexual. A ideia é que os fiéis católicos possam viver a fé sem preconceitos. A iniciativa, que surgiu em 2016, já inspira projetos em outras cidades do país.
Sintonize
Na capital mineira, a sintonia é a Rádio Autêntica (106,7 FM) sempre às 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h.
O Programa Brasil de Fato tem edição em outros quatro estados. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM) aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado, às 9h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Os paranaenses ouvem o programa aos sábados na Rádio Princesa 87,9 FM, às 10h. Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o programa vai ao ar na Rádio Super (87,5 FM) sempre aos sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na capital paulista, a sintonia é a Rádio 9 de Julho AM 1600 de São Paulo. A partir da próxima semana, um novo programa estreia na Rádio Imprensa FM 102,5, às 12h, com uma hora de duração e reprise aos domingos.
Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.
Edição: Camila Maciel