O software é o nome dado aos programas de computador, celular, tablets...
Esses programas são um conjunto de instruções dadas para esses dispositivos. Muitos deles possuem limitações e só podem ser modificados por seus proprietários. Mas quando qualquer pessoa pode alterar, copiar e distribui-lo gratuitamente, dizemos que é um software livre.
Mas quem faz e distribui esse tipo de programas? Existem muitas pessoas que trabalham de maneira voluntária para poder criá-los, beneficiando a todos que queiram ter acesso. O processo é realizado de forma transparente, e todos podem ver os códigos que compõem o programa. Isso, por exemplo, o torna mais seguro para nós, pois sabemos exatamente o que os aplicativos irão fazer com os dados pessoais que inserimos neles.
Alguns exemplos de Software Livre são o sistema operacional Linux, o navegador de internet Firefox e o aplicativo de mensagens Telegram. Diversas ferramentas disponíveis no mundo digital contam com a contribuição de Software Livres.
Também existem programas para editar fotos, vídeos, música, para escrever textos, entre muitos outros.
E você, já utiliza algum Software Livre? São todos de graça e podem ser uma ótima alternativa aos programas que você utiliza hoje.
Edição: Mauro Ramos