A edição desta semana presta uma homenagem à vereadora Marielle Franco, do Psol e ao motorista Anderson Gomes. O programa, ao vivo, contou com a participação de quase toda a equipe do Brasil de Fato.
Em entrevista, a professora da Universidade Federal Fluminense, Carla Bahiense, que também cresceu na Favela da Maré, como Marielle, e acompanhou de perto a trajetória e luta da vereadora, fala sobre a representatividade do mandato que ela ocupava há apenas um ano e a potencialidade de Marielle enquanto figura que aliava as reivindicações que gritam nas favelas do Rio.
O programa traz também as declarações emocionadas de militantes e parceiras de luta da vereadora e como foram as mobilizações após o crime.
Rodrigo Marcelino, sociólogo e membro do conselho editorial do Brasil de Fato, fala sobre a conjuntura de intervenção militar no Rio, que completou um mês neste sábado, e os desafios para manter viva a mobilização para cobrar de fato mudanças na segurança pública.
A edição aborda também a criação da Comissão Popular da Verdade, que vai ser lançada em abril, e representa um esforço de unidade na denúncia dos crimes praticados pelo estado atualmente e na construção de um projeto de segurança. O mandato de Marielle fazia parte desse esforço.
No quadro Mosaico Cultural, a história de outra mulher negra referência, e que balançou as estruturas com sua poesia, Carolina Maria de Jesus, escritora, moradora de periferia, que nasceu no dia 14 de março, há 144 anos.
O programa vai ao ar todos os sábados, às 8 horas, na rádio Bandeirantes 1360 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Edição: Redação RJ