Uma multidão acompanhou a visita do ex-presidente Lula à cidade de Chapecó (SC), apesar da tensão que reinou durante todo sábado (24), quando manifestantes opositores a Lula estiveram determinados a impedir a realização do ato marcado para a noite, .
Debaixo de chuva forte, Lula subiu ao palco acompanhado do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, além de lideranças de movimentos sociais e sindicais, deputados estaduais, federais e membros do Partido dos Trabalhadores (PT).
A certa altura do ato, o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), anunciou a presença de Dona Bia Linhares, uma senhora de 107 anos, moradora da cidade catarinense de Caxambu do Sul. A centenária veio a frente carregando a ficha de filiação ao PT. Emocionado, Lula pediu uma caneta e assinou o documento.
“Para mim, não teve melhor presidente que o Lula”, falou a senhora com mais de um século de experiência.
Dona Bia ao lado do deputado federal Paulo Pimenta durante o ato na cidade de Chapecó (SC). Foto: Paulo Pimenta.
“Sabe o que ela falou comigo antes?”, respondeu o ex-presidente. “Eu vou convidar o Lula pra tomar uma cachacinha”, brincou.Não bastasse o momento de forte emoção com a presença da senhora Bia, ao final, o ex-presidente ainda pediu que o povo fizesse um corredor humano para que ele pudesse descer do palco e caminhar até o hotel, localizado a cerca de 200 metros do local do ato. Lula percorreu o trajeto com lágrima nos olhos, sendo ovacionado pelos chapecoenses.
Edição: Camila Salmazio