Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Mobilização

Acampamento em Curitiba reúne Josés e Marias em defesa de Lula

Centenas de pessoas estão próximas à Superintendência da Polícia Federal e garantem que só sairão quando Lula for solto

09.abr.2018 às 18h42
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h42
Curitiba (PR)
Júlia Rohden
Para a jovem Maria Gabrielly, o ex-presidente Lula deu visibilidade e oportunidades para a população negra

Para a jovem Maria Gabrielly, o ex-presidente Lula deu visibilidade e oportunidades para a população negra - Matheus Lobo

Quem caminha pela rua Guilherme Matter, a cerca de duas quadras da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no bairro Santa Cândida, encontra um cenário diferente das outras ao redor. Desde sábado (7), quando foi montado o acampamento Lula Livre com o objetivo de fazer vigília permanente em defesa do ex-presidente, novos ônibus cheios de apoiadores de Lula chegam de todo o país diariamente.

Valter de Jesus Leite, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Cascavel (PR), destacou a diversidade dos participantes do acampamento. Ele conta que além das pessoas que estão permanentemente acampadas, várias outras passam diariamente para prestar solidariedade. “Como a perspectiva é permanecer fazendo a resistência até a soltura de Lula, muitas outras pessoas passarão por aqui”, prevê.

É o caso de Caio Wendeler, 20, morador de Curitiba, estudante de Direito. Ele não está acampado em frente à PF, mas decidiu manifestar seu apoio a Lula no local. “Eu vim prestar solidariedade. Nós temos que demonstrar que somos contra esse desprezo que uma parte da sociedade tem com ele”, explicou.

O petroleiro Cláudio Beal disse que veio à capital paranaense "em defesa do mais fraco, dos 14 milhões de desempregados. A única saída para a crise do nosso país é Lula", afirmou. Mais de 100 trabalhadores petroleiros se deslocaram até o acampamento para uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros que discute paralisações nacionais no setor de petróleo.  

No local há banheiros químicos e também cozinhas comunitárias onde são preparadas as refeições para os acampados. Foram divididas equipes de trabalho para cuidar da saúde, da segurança e da limpeza do local. “Esse princípio da organização coletiva está presente no nosso acampamento de resistência”, afirma Leite.

Marias e Josés

No domingo (8) e na manhã desta segunda-feira (9), várias lideranças políticas foram ao acampamento. A cantora Ana Cañas realizou um show gratuito para todos os presentes. A senadora Gleise Hoffman, o senador Lindbergh Farias, a pré-candidata à presidência pelo PCdoB, Manuela D'Ávila, os deputados Paulo Pimenta e Patrus Ananias, além de João Paulo e João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, já foram ao local conversar com a população e debater uma leitura crítica sobre a prisão de Lula.

Mas o acampamento também é feito por pessoas como Maria Lima e José Volski, trabalhadores rurais que estão dormindo em barracas e dentro de ônibus para manter a vigília até que Lula esteja em liberdade. Maria Natividade de Lima é moradora do Assentamento Contestado, localizado no município da Lapa, cerca de 70 km da capital Curitiba. Ela integra a equipe de Terapia Natural Popular do assentamento e está oferecendo gratuitamente massagens e remédios fitoterápicos para os participantes do Acampamento Lula Livre. “É tudo natural, para ajudar a amenizar nosso povo quando fica cansado ou doente”, conta.

Maria Natividade de Lima, moradora do Assentamento Contestado (Foto: Matheus Lobo)

Para ela, o ex-presidente Lula está sendo injustiçado, já que não há provas de crime. “Viemos em solidariedade e queremos o Lula livre. Não tem jeito de ser diferente, o povo brasileiro precisa dessa libertação”, afirma.

A jovem de 20 anos Maria Gabrielly Dantas montou um brechó no acampamento. Moradora do bairro Novo Mundo, em Curitiba, ela conta que o brechó é a fonte de renda de sua família, “de militantes e negros”, como resume. O brechó itinerante faz parte de um coletivo de economia solidária e é montado em locais onde há atividades políticas.

Maria Gabrielly é militante do Partido dos Trabalhadores (PT), assim como seus pais, e lembra que desde pequena participava de reuniões de associação de moradores e de passeatas. Para ela, o ex-presidente Lula deu visibilidade e oportunidades para a população negra. "Eu sou a neta mais negra da minha avó e vou ser a primeira neta da família a se formar”, conta a estudante de Design de Moda que teve acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), criado por Lula em 2004. “Represento uma geração que está podendo ter acesso a coisas que nunca tivemos", diz.

José Carlos Volski, agricultor (Foto: Matheus Lobo)

Outro participante do acampamento Lula Livre é José Carlos Volski, que chegou ao local às 6 horas da manhã de ontem, com outras 88 pessoas. José é agricultor de um acampamento do MST, localizado no município Faxinal, região norte do Paraná. Ele conta que veio até Curitiba protestar contra o que chamou de “ditadura disfarçada de democracia”.

No acampamento, José ajuda a organizar os alimentos doados e os distribui para as cozinhas montadas local para garantir que todos estejam bem alimentados. Ele aproveitou a entrevista para chamar outras pessoas para fazer doações de alimentos, água e cobertores. A Secretaria Operativa do Acampamento montou uma tenda no local e vai atender as pessoas que querem doar.

Editado por: Diego Sartorato e Ednubia Ghisi
Tags: curitibalula
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SOLIDARIEDADE

Posse da ministra das Mulheres vira ato de apoio a Marina Silva

60 KM/H

SP registra falta de luz e queda de árvores após rajadas de vento; pelo menos duas pessoas ficaram feridas

TRABALHO

Brasil registra saldo de mais de 257 mil novos empregos em abril

PL DA DEVASTAÇÃO

Ataques a Marina Silva visam aprovação de PL que admite retrocessos ambientais às vésperas da COP30, avalia professor

ATAQUES MISÓGINOS

‘Quem tem compromisso com questão ambiental vira alvo dos negacionistas’, diz ambientalista sobre ataques a Marina Silva

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.